Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6557
Título: A escola face às manifestações de indisciplina: estudo de caso sobre as dinâmicas organizacionais na resolução da indisciplina
Autor: Chaves, Graça Maria Pereira Rodrigues
Orientador: Serra, Fernando Humberto Santos
Palavras-chave: Escola
Indisciplina
Projeto de intervenção
Clima de escola
School
Indiscipline
Intervention project
School environment
Data de Defesa: 24-Jan-2014
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: Sendo a indisciplina um dos problemas mais preocupantes da realidade escolar, surge o nosso estudo, no âmbito do Mestrado em Administração Pública – Especialização em Administração da Educação, onde pretendemos descrever, caracterizar e avaliar o impacto do projeto Experiência Positiva implementado numa escola básica e secundária da Região Autónoma da Madeira, para prevenir e resolver situações de indisciplina escolar. Propomo-nos perceber qual o seu papel dentro da organização escola, bem como, em que situação se encontra esta problemática. Para tal, teremos de compreender aspetos essenciais, como por exemplo, a escola enquanto organização e o problema do seu clima, o problema da indisciplina: causas, modos de expressão e consequências e as estratégias de inovação educacional usadas para combater a indisciplina. No nosso estudo recorremos a entrevistas ao presidente do conselho executivo, à coordenadora do projeto e à educadora social; a questionários aplicados aos docentes que integram a equipa do projeto e aos diretores de turma do 2.º ciclo e à análise documental, nomeadamente, ao projeto educativo de escola, regulamento interno, normativos legais, entre outros. Posteriormente, procedemos à triangulação dos dados recolhidos através dos instrumentos utilizados. A nossa intenção é apresentar um conjunto de informações que sirvam para o enriquecimento da escola, de modo a prevenir situações de indisciplina. Os resultados não poderão ser generalizados, mas apontam para perceções diferentes quanto à eficácia deste projeto. A nível geral a imagem é positiva e contribui para a melhoria do clima de escola, na medida em que verificamos uma redução de incidentes relacionados com manifestações de indisciplina, bem como, melhorias nos resultados académicos dos alunos acompanhados pela equipa do projeto.
As indiscipline is one of the major problems in today’s reality at school, our study, which emerges within the Master in Public Administration - Specialization in Education, intends to describe, characterize and evaluate the impact of a school project named “positive experience” that is being executed in an intermediate and secondary school in Madeira. The project aims to prevent and solve disciplinary situations, which occur at school or even in classes. The foremost objective is equally to understand the role of the school Administration and the occasions when such behavior happens. In order to do so we will have to comprehend essential aspects, such as the school and its organizational structure, the problem of its environment and the disciplinary problems: causes, expression forms and their consequences together with the innovative strategies applied to fight it back. In our study we have interviewed the school director and the project coordinator, applied questionnaires to the teachers who are involved in the project application and the class directors from the 5th and 6th years. We have also analyzed documents, namely the School Educational Project, the Internal Regulations Document, and Governmental Regulations among others. After that we have proceeded to a triangulation of the achieved data, which were obtained with the above mentioned resources. Our intent is to present a joint of information that can be useful to enrich the school success in a way that it may prevent indiscipline. The results will not able to be generalized, but they point out the different perceptions of the project accomplishment. To sum up the image is positive and contributes to an improvement in the school environment as we verify a significant reduction in the incident related to lack of discipline, along with a progress in academic results of the students, who we accompanied by the project team.
Descrição: Tese de Mestrado em Administração Pública- Especialização em Administração da Educação
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6557
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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