Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6556
Título: A escola e as condições socioeconómicas das famílias - O caso da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia
Autor: Cró, Maria Patrícia Lopes
Orientador: Serra, Fernando Humberto Santos
Palavras-chave: (In)sucesso escolar
Nível socioeconómico
Resultados escolares
School failure
Socioeconomic level
School results
Data de Defesa: 24-Jan-2014
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: Durante décadas, tem sido grande a diversidade de estudos realizados no sentido de tentar compreender e explicar quais os fatores que levam ao (in)sucesso escolar dos alunos, desde mudanças históricas às mais variadas formas de cultura enraizadas nas sociedades e que, depois, se repercutem na educação, às desvantagens económicas, à grande heterogeneidade familiar, às relações entre as escolas e os seus agentes, às diferenças de género, enfim um extenso leque de variáveis que estão relacionadas entre si e que são determinantes para o rendimento escolar dos alunos. Com esta investigação, pretendia-se estudar a relação entre o desempenho escolar dos alunos da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia (variável dependente) e o nível socioeconómico das respetivas famílias (variável independente), com vista à fundamentação de um plano organizacional de combate ao insucesso escolar. Para o efeito, selecionou-se aleatoriamente uma amostra de alunos. Das turmas selecionadas, obteve-se uma amostra constituída por 241 sujeitos, sendo 88 pertencentes ao 2º ciclo e 153 ao 3º ciclo. Posteriormente procedeu-se à recolha de dados, através de análise documental dos processos individuais de cada aluno, arquivados na secretaria da escola, e também recorrendo aos projetos curriculares de turma. Alguma informação foi ainda obtida através do contato direto com os diretores das respetivas turmas. O objetivo desta recolha de dados foi obter dados de natureza socioeconómica, bem como do desempenho escolar dos alunos ao longo do 1º e 2º períodos. O tratamento de dados permitiu-nos estabelecer relações e correlações entre as variáveis em estudo. Obtivemos resultados que confirmam as conclusões de outros estudos já realizados e a literatura sobre o assunto. Concluímos que o nível socioeconómico das famílias está relacionado diretamente com o desempenho escolar dos alunos. O mesmo foi constatado em relação às habilitações académicas dos progenitores, quanto mais elevadas, melhores os resultados escolares dos filhos. Constatámos que quanto maior a idade dos alunos, menores são os resultados escolares; não conseguimos verificar diferenças de resultados escolares entre géneros. Apurámos a existência de diferenças estatisticamente significativas nos resultados escolares entre os alunos do turno da manhã e os da tarde e também entre os diferentes anos de escolaridade. Não identificámos diferenças de resultados escolares entre os dois ciclos de estudos bem como nas diferentes áreas de residência. Verificou-se ainda que os alunos benificiários da Ação Social Escolar têm piores resultados que os restantes.
Throughout decades there has been a big diversity of studies carried out in the sense of trying to understand and explain which are the factors that lead to students’ failure at school, from historical changes to the most varied forms of culture in society, that will then echo in their education, passing through economical disadvantages, great kin heterogeneity, relationship between schools and their agents, gender differences, in short, an extensive range of variables that are related and which are crucial for the school profit of the pupils. The main purpose of this investigation is to study the relationship between the school performance of the pupils of the 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia School (dependent variable) and the socioeconomic level of their families (independent variable), in order to create an organizational plan to fight against school failure. For the effect, a randomly pupils' sample was selected. Of the selected classes, a sample constituted by 241 subjects was obtained 88 belonging to the 2nd cycle and 153 to the 3rd cycle. Subsequently, we proceeded to the collecting of data, through documentary analysis of the individual processes of each pupil, filed in the general office of the school, and also resorting to the curriculum projects of each class. Some information was also obtained through the direct contact with each directors of the classes from the sample. The purpose of this data collecting was to obtain data on socioeconomic and academic performance of students throughout the 1st and 2nd terms.The treatment of data allowed us to establish relations and correlations between the variables in study. We obtained results that confirm the conclusions of other already fulfilled studies and literature on the subject. We concluded that the socioeconomic level of the families is straight connected with the school performance of the pupils. The same thing was noted regarding the academic qualifications of the pupils’ parents. Therefore the higher those qualifications are, the better the school results of their children. We noted that the elder the pupils are, the worse their school results, we did not manage to check differences of school results caused by gender. We found out the existence of statistically significant differences in the school results between pupils of the morning shift and those of the afternoon shift, and we also found differences between the different years of schooling. We did not identify differences of school results between the two cycles of studies nor in the different areas of residence. We still checked that the pupils who are supported by social school assistance have worse results than the remainder.
Descrição: Tese de Mestrado em MPA - Mestrado em Administração Pública - Administração da Educação
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6556
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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