Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6553
Título: “Impacto da aplicação Place na gestão administrativa das Escolas da Região Autónoma da Madeira: estudo de caso”
Autor: Cunha, Vasco Alexandre Ferreira
Orientador: Carvalho, Elisabete Reis de
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação
Administração pública
Administração escolar
Sistemas de informação
Gestão escolar
Aplicação Place
Information and Communication Technology
Public administration
School administration
Information systems
School management
Application Place
Data de Defesa: 29-Jan-2014
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: A gestão administrativa escolar tem, cada vez mais, um papel essencial na qualidade da educação fornecendo a todos os intervenientes na educação o acesso à informação de forma rápida e precisa, através da modernização tecnológica. O objetivo desta dissertação é contribuir para uma melhor compreensão dos fatores que podem melhorar a incorporação das tecnologias na gestão administrativa escolar, por forma a maximizar o desempenho da escola e dos professores. A investigação centra-se num caso de estudo (caso aplicação Place) na Região Autónoma da Madeira (RAM), no qual se tem a perceção da sua importância a nível de gestão administrativa das escolas, em específico, dos diretores de turma. E isso, verifica-se através da opinião dos diretores de turma em que a maioria concorda que o facto de utilizarem a Place lhes permite gerir de uma forma mais eficiente o seu trabalho. Conclui-se que as funcionalidades disponibilizadas pela aplicação são uma mais-valia, além de facilitarem o acesso rápido à informação. Vão também de encontro às necessidades educativas escolares a nível da gestão administrativa. Constata-se que a aplicação veio contribuir para a otimização e uniformização dos processos de gestão administrativa das escolas e dos professores, visto que estes têm o acesso ao conhecimento de forma rápida, eficaz e em qualquer lugar com acesso à internet. Por outro lado, o facto de todas as escolas da RAM utilizarem a Place, faz com que surja maior rigor e formalização ao nível dos procedimentos.
The administrative management school has, increasingly, an essential role in providing quality education to all those involved in education access to information quickly and accurately, through technological modernization. The objetive of this dissertation is to contribute to a better understanding of the factors that can enhance the incorporation of technology in administrative management school in order to maximize the performance of schools and teachers. The research focuses on a case study (case application Place) in the Autonomous Region of Madeira (RAM), which has the perception of its importance in the administrative management of the schools, in particular, the class of directors. And that, it turns on the opinion of the directors of the class in which the majority agrees that the fact that they use the place allows them to manage more efficiently their work. We conclude that the features offered by the application are an asset, and facilitate quick access to information. Will also meet the educational needs of school -level administrative management. It appears that the application has contributed to the optimization and standardization of administrative management of schools and teachers, since they have access to knowledge in a fast, effective and anywhere with internet access. On the other hand, the fact that all schools in the RAM using the place, makes emerge greater rigor and formalization in terms of procedures.
Descrição: Tese de Mestrado em Administração pública - especialização em Administração da Educação
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6553
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_VascoCunha_Place_2013_ARDITI_29012014.pdf3,51 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.