Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6548
Título: A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos
Autor: Pontes, Maria Cecília da Silva
Orientador: Palma, Patrícia Jardim da
Palavras-chave: Educação
Talento
Escola
Alunos
Motivação
Sucesso escolar
Education
Talent
School
Students
Motivation
School success
Data de Defesa: 4-Fev-2014
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: A presente investigação apresenta como objetivo primordial o de definir o papel da escola como veículo de desenvolvimento e transformação dos alunos em futuros talentos e em função dos resultados obtidos lançar recomendações para estudos futuros. Deseja-se uma escola, onde formar é organizar contextos de aprendizagem, exigentes e estimulantes, ou seja, ambientes formativos que favoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desenvolver de talentos de cada um com vista ao desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade. O ideal no ato educativo seria o professor, tendo em conta a multiplicidade de estilos motivacionais existentes na sala de aula, ser capaz de adaptar os procedimentos didáticos a essa multiplicidade. Através das teorias motivacionais de Vroom e de Maslow, compreende-se os fatores que agem sobre os jovens e movem o seu comportamento. Pela metodologia da análise de conteúdo das respostas obtidas no Focus Group a dois grupos de alunos do nono ano de escolaridade da escola dos segundo e terceiro ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, procurou-se explorar as causas da desmotivação e as estratégias motivadoras do ensino-aprendizagem no sentido de envolver os alunos com as atividades escolares. A pesquisa permitiu conhecer a escola vivida por alunos adolescentes que declararam a escola, os currículos, os professores, o tipo de aula e os próprios alunos como causas da sua desmotivação. Relativamente às estratégias motivadoras de ensino-aprendizagem, os alunos deste estudo encaram que a atribuição de recompensas em troca de resultados escolares positivos, favorece a motivação para aprender. A escola é vista como um espaço de formação para obter uma habilitação literária, mas que a oferta educativa necessita ser diversificada. Os currículos deveriam capacitar os alunos a integrar o mundo do trabalho. Os professores conseguem mover os alunos para a aprendizagem quando procuram desenvolver as necessidades de cada aluno. O tipo de aula em que os professores incentivam à sua participação e cooperação decorrem de uma forma mais frutífera.
This study’s main goal is that to define the school’s role as a mean of developing and turning students into future talents. Taking into account all the answers produced by this study, we hope that it may also turn into an important tool to help future research studies on this didactic field. We totally desire that kind of school where teaching involves the creation of more demanding and stimulating learning contexts, that is to say, formative opportunities that may support the grouth of healthy attitudes and the development of certain individual talents which may enable students to develop important skills to become inserted in society. The ideal educational act should involve such a model of teacher who could, on one hand, be able to deal with the multiplicity of motivation styles existing in the classroom but on the other hand could he also be able to adapt all the didactic proceedings to that multiplicity. Through Vroom’s and Maslow’s motivational theories we are able to understand all the issues acting upon teenagers and their behaviour. Through the content analysis of the answers provided by two distinct groups of 9th grade students in the Focus Group at Escola dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, one tried to point out both the causes of demotivation and some motivating teaching and learning strategies so as to involve students in their learning process and school activities. This research work has allowed us to get to knowing school as regarded by teen-students who have pointed out school, the curricula, teachers, lessons in general and the other students as their demotivation main cause. As far as motivation strategies are concerned, the students involved in this research have considered that rewards to stimulate positive results can favour motivation towards learning. School is regarded also as a forming space which may provide them with na academic degree. On the other hand, they have also considered that school’s educative offer should be more diversified than it really is. Curricula should then provide students with skills which could lead them directly into the job market. Teachers are able to involve their students into the learning process if they can either recognize or develop the needs of each student. The more teachers demand student’s participation and cooperation the more pleasurable and fruitful lessons will be.
Descrição: Tese de Mestrado em Administração Pública - especialização em Educação
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6548
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_MPA_Cecilia Pontes.pdf1,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.