Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6545
Título: A imagem dos alunos sobre a sua escola: estudo de caso numa escola básica dos 2º e 3º ciclos no Funchal
Autor: Rodrigues, Ana de Jesus Pereira
Orientador: Serra, Fernando Humberto Santos
Palavras-chave: Cultura organizacional
Perceções
Imagem real
Imagem desejada
Words
Organizational culture
Perceptions
Real image
Idyllic image
Data de Defesa: 24-Jan-2014
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: A presente dissertação de mestrado é essencialmente um estudo de caso sobre a problemática das perceções dos alunos face à imagem social da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia (HBG). Por este motivo, procuraremos clarificar alguns conceitos, nomeadamente o de cultura organizacional, imagem / identidade das organizações, mudança e liderança, com o objetivo de analisar, relacionar e melhorar a imagem da escola perante a comunidade. Através do recurso à metodologia de um estudo de caso, fizemos uma análise do Projeto Educativo de Escola (PEE), do Plano Anual de Escola (PAE), do Regulamento Interno (RI) e auscultação de conversas informais. Posteriormente, aplicámos um inquérito por questionário, com o objetivo de estudar as perceções das imagens real e a desejada que os alunos da Escola HBG apresentam, na sua relação com fatores de escolha, perceções das condições materiais e humanas, assim como o grau de satisfação em relação à mesma. Os resultados obtidos indicaram que a HBG tem uma Imagem Social positiva, embora existam alguns itens a aperfeiçoar: investimento nas condições materiais e de apoio, na promoção de um clima geral seguro e inclusivo, investimento na melhoria dos processos organizacionais e da qualidade da oferta educativa.
The current thesis is essentially a case study about the perception of students as far as the social image of the Intermediate School Dr. Horácio Bento de Gouveia (HBG) is concerned. Therefore, we will seek to clarify some concepts such as the organizational and cultural notions, the perception of image and identity in school organizations, the theory about changes and leadership in the establishments with the aim to analyze, relate and improve the image of the school towards the community. Throughout the methodological means of a case study we performed an analysis of the School Educational Project (SEP), the School Annual Plan (SAP), the School Regulations (SR) and the hearing of informal information given by the students. Afterwards we applied a questionnaire survey with the objective to study the perception between the real and ideal school that students from this particular school (HBG) present in their relationship with the factor for having chosen the school, awareness of the material and human resources conditions, as well as the satisfaction rate regarding itself. At last but not the least the results obtained have indicated that HBG has got a positive social image among its students. Nevertheless there are some aspects to improve: investment in material and supportive conditions, in the promotion of an inclusive secure general climate, enhancement of some structural processes along with the quality of formative offer both to the general staff plus teachers.
Descrição: Tese de Mestrado em Administração Pública - especialização em Administração da Educação
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6545
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação mestrado Ana de Jesus CRUP Madeira FINAL.pdf2,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.