Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6516
Título: Política e sociedade online: a participação política dos estudantes universitários portugueses
Autor: Jorge, Hugo Manuel Abreu
Orientador: Sebastião, Sónia Pedro
Data de Defesa: 3-Set-2013
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: O presente trabalho aborda o envolvimento político e social online dos jovens universitários portugueses, mais concretamente, no que toca ao acesso e consumo de informação política, bem como ao uso de internet com finalidades políticas. Damos especial destaque à internet pois esta é apontada por alguma literatura como uma plataforma com potencialidades comunicativas e informativas superiores aos restantes meios. Este estudo procura através da análise do envolvimento jovem com o novo meio contribuir para compreender que factores influenciam o uso político de internet e, em particular, quais as dinâmicas que caracterizam esse uso. Com vista a concretizar estes objectivos de análise foi realizado um inquérito a um universo de 384 inquiridos, composto por alunos universitários portugueses que frequentem ou tenham frequentado o ensino superior e com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos. O inquérito foi lançado entre os dias 26 de Junho e 9 de Setembro de 2012. O estudo é exploratório e foi usada uma amostra do tipo bola-de-neve. A principal conclusão deste estudo aponta para os recursos digitais bem como para a actividade política real dos inquiridos como dois preditores do envolvimento online. A internet é, assim, utilizada com finalidades políticas sobretudo por aqueles que à partida detém os recursos necessários e o interesse prévio sobre a matéria que vão consultar. Quanto à dimensão das dinâmicas, registamos que os inquiridos apesar de estarem conscientes sobre as potencialidades do meio não traduzem essa opinião num envolvimento concreto, apresentando de uma forma geral um baixo índice de participação política e cívica online. Desta forma, verificamos que a internet é sobretudo uma fonte de informação política e não tanto um espaço de participação e interacção, contrariando as expectativas da literatura mais optimista.
The following paper discusses the social and political involvement of young Portuguese graduated students, more specifically, with regard to their access and consumption of political information, as well as their use of internet for political purposes. We give special emphasis to the internet as this is pointed out by some literature as a platform with informative and communicative potential superior to other mediums. This study seeks through the analysis of youth involvement with the new medium to contribute to the understanding of the factors that influence the political use of the internet and, in particular, the dynamics that characterizes this use. In order to achieve these analysis objectives a survey was conducted to a universe of 384 respondents, consisting of Portuguese graduated students who attend or have attended higher education and with ages between 18 and 34 years. The survey took place between the 26 of June and the 9 of September, 2012. This is an exploratory study and a snow ball sample as been used. The main conclusion of this study points to digital resources as well as the real political activity of respondents as two predictors of online involvement. Therefore, the internet is primarily used for political purposes by those who from the start have the resources and the interest on the matter in hand. As for the dynamics dimension, we note that although the respondents were aware of the medium potential that does not translate into a belief in a concrete involvement, showing in general a low level of political and civic online participation. In this regard, we find that the internet is mainly a source of political information rather than a space for participation and interaction, contrary to the expectations of the most optimistic literature.
Descrição: Tese de Mestrado em Ciência Política
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6516
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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