Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6467
Título: Cultura organizacional e gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso de uma empresa de sucesso
Autor: Apanavicius, Adriana
Orientador: Lopes, Albino
Palavras-chave: Cultura organizacional
Valores organizacionais
Satisfação no trabalho
Organizational culture
Organizational values
Job satisfaction
Data de Defesa: 20-Set-2013
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: O contexto de globalização e competitividade ao qual as empresas hoje funcionam, vem estabelecendo novos modelos para a gestão e as relações dos indivíduos com o seu trabalho. Dos gestores, esperam-se os altos resultados, provindos de suas habilidades técnicas e de liderança, enquanto dos funcionários, o comprometimento e motivação, para garantir a alta produtividade. Diante disto, a gestão da cultura organizacional ganha mais espaço nas organizações, impactando em processos, estratégias e principalmente, em gestão de pessoas. É neste cenário que a presente dissertação espera deixar seu contributo, centrando-se na problemática da gestão de cultura por meio dos valores organizacionais e na relação que estes têm com a satisfação dos funcionários. O estudo de caso exposto analisa o modelo de gestão cultural do maior grupo de distribuição da América Latina, trazendo resultados que comprovam a importância dos trabalhos pela cultura organizacional e que quanto mais aderência os funcionários tiverem aos valores da empresa para que trabalham, mais satisfeitos serão, além de contribuírem para que a empresa tenha a cultura que tanto deseja.
In the context of globalization and competitiveness in which todays companies work, it has been established new models for management and relationship of individuals with their work. Of company managers, its expected high results, coming from their technical abilities and leadership capabilities, while of the employees, its expected commitment and motivation, in order to assure high productivity. In face of all this, organizational cultural management gains more space in the organizations, impacting in processes, strategies and mainly, in people management. It is in this scenario that this dissertation hopes to give its contribution, focusing in the cultural management problem through organizational values and in the relation between this and the satisfaction of the employees. This case study describes the analysis of the cultural management model of the largest distribution group of the Latin America, bringing results that prove the importance of working with organizational culture and that if the adherence of the employees with the company values is increased, the happier they will be, besides giving contribution to the company in order for it to reach its goal.
Descrição: Tese de Mestrado em Sociologia do Trabalho e das Organizações
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6467
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