Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6458
Título: Branding de cidades : o caso de Santiago de Compostela
Autor: Pereira, Clara Patrícia Silva Marques
Orientador: Duarte, Maria Margarida
Palavras-chave: place branding
city branding
city marketing
strategic brand management
destination marketing
Santiago de Compostela
branding de lugares
branding de cidades
marketing de cidades
gestão estratégica da marca
marketing turístico
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Pereira, Clara Patrícia Silva Marques. 2013. "Branding de cidades : o caso de Santiago de Compostela". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Embora sendo uma disciplina recente, o branding de lugares tem despertado um interesse significativo, acompanhado pelo crescente número de publicações e artigos científicos sobre o tema. No entanto, continua a ser difícil desenhar e implementar eficazmente uma estratégia de marketing aplicada aos lugares, devido à sua complexidade enquanto produtos. Esta tese aborda o tema utilizando um modelo integrado de branding de lugares proposto por Kavaratzis, analisando a estratégia e implementação das actividades de marketing de Santiago de Compostela. Os resultados revelam que o branding é a forma apropriada para criar e gerir a imagem de um lugar e que Santiago de Compostela trabalha a sua marca de modo consistente. Tomando como referencial o modelo supracitado, a tese analisa necessidades e propõe acções concretas, contribuindo para uma implementação mais eficaz e consistente do branding da cidade.
Despite being a recent discipline, there has been a significant interest in place branding, accompanied by an increasing number of publications and papers on the subject. However it remains difficult to draw and implement an effective marketing strategy for places, due to its specific and complex nature as products. This thesis tackles these issues using an integrated framework of place branding proposed by Kavaratzis, analysing the strategy and implementation of the marketing efforts of Santiago de Compostela. Results reveal that branding is the appropriate way to create and manage a place’s image and that Santiago de Compostela manages its brand consistently. Taking as a reference the abovementioned model, this thesis analyses needs and proposes concrete measures, thus contributing to a more effective and consistent implementation of the city’s branding.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6458
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-CPSMP-2013.pdf1,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.