Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6456
Título: Autoestima e a utilização do Facebook
Autor: Sousa, Mariana Rodrigues Serrano Gomes de
Orientador: Duarte, Maria Margarida
Palavras-chave: Facebook
autoestima
redes sociais
self-esteem
social networking sites
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Sousa, Mariana Rodrigues Serrano Gomes de. 2013. "Autoestima e a utilização do Facebook". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: As redes sociais têm vindo a ganhar um papel importante na rotina diária de cada pessoa e nas suas relações sociais. O Facebook é uma das redes sociais com mais sucesso, pois oferece diversas funcionalidades que permitem comunicar e partilhar o dia-a-dia com a rede de contactos escolhida por cada utilizador. Visto que esta rede social pode ser utilizada por qualquer pessoa que possua um endereço de email válido, a importância das funções disponibilizadas vai variar de utilizador para utilizador. O modo como cada indivíduo se apresenta no seu perfil do Facebook irá estar então intrinsecamente ligado à percepção de si próprio ou como deseja ser visto. Sendo que autoestima é a avaliação que cada pessoa faz de si própria, esta pode-se vir a refletir na maneira em como utilizamos o Facebook. Este estudo tem como objectivo entender a relação entre o Facebook e os diferentes níveis de autoestima dos seus utilizadores. Para isso, foi estudado o comportamento do utilizador quanto à sua atitude em relação ao Facebook, bem como o uso das suas funções que este disponibiliza. Foi aplicado um questionário online, tendo-se obtido de 352 respostas válidas, com questões relacionadas com a utilização da rede social e com a autoestima de cada um. Os resultados revelam que os utilizadores do Facebook valorizam de forma diferente as funcionalidade desta rede social, consoante o seu nível de autoestima.
Social networks have earned an important role in people's daily routines and social relationships. Facebook is one of the most successful social networks, offering a diverse selection of functions that allow the user to communicate and share their daily lives with a chosen network of contacts. Seeing as this social network is available to anyone with a valid email address, the importance of the different available functions will vary from user to user. The way each individual performs at Facebook?s profile will be intrinsically linked to the perception of itself or how he wants to be seen by others. Since self-esteem is the evaluation that each person makes of itself, this can be reflected in the way we use Facebook. The objective of this study is to understand the relationship between Facebook and the different levels of self-esteem of its users. The user's behavior and attitude in relation to Facebook was studied, as well as the use of its available functions. An online questionnaire was applied, resulting in 352 valid responses, containing questions relating to the use of the social network and the user's self-esteem. The results revealed that Facebook users have different ways of valuing the functionality of the social network according to their levels of self-esteem.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6456
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-MRSGS-2013.pdf2,39 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.