Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6439
Título: Influência dos fatores contextuais e de performance no tempo do desfecho do jogo de andebol : estudo realizado com as equipas da Liga ASOBAL da época de 2009-2010
Autor: Schulka, Sabrina
Orientador: Volossovitch, Anna Georgievna
Palavras-chave: Análise de jogo
Andebol
Modelos de sobrevivência
Período do jogo
Teste do Qui-quadrado
Variáveis contextuais
Variáveis de performance
Data de Defesa: 2013
Citação: Schulka, Sabrina (2013) - Influência dos fatores contextuais e de performance no tempo do desfecho do jogo de andebol : estudo realizado com as equipas da Liga ASOBAL da época de 2009-2010. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar como os fatores contextuais (local do jogo, qualidade do adversário, qualidade do encontro, diferença pontual corrente, eficácia do remate e eficácia do guarda-redes) influenciam o tempo do desfecho final do encontro no andebol de alto rendimento. A amostra foi constituída por 221 jogos da Liga ASOBAL realizados durante a época de 2009/2010. Em função do resultado final os jogos foram classificados como vencidos, perdidos ou empatados. Os encontros empatados foram excluídos da amostra e todos os dados foram analisados na perspetiva das equipas anfitriãs. A análise da influência das variáveis contextuais e de performance no tempo do desfecho do encontro (o tempo a partir do qual o resultado já não se alterou) foi feita com recurso ao teste de Qui-quadrado e a análise de sobrevivência (estimador de Kaplan-Meier). Os resultados do teste do Qui-quadrado confirmaram a vantagem de jogar em casa na Liga ASOBAL na época analisada (65% de vitórias para as equipas anfitriãs), tal como a associação significativa entre a qualidade do adversário e o resultado final do jogo (p 0,001). As curvas de Kaplan-Meier revelaram que nos jogos das equipas anfitriãs contra adversários de nível inferior e do mesmo nível o tempo do desfecho ocorre por volta dos 30 minutos da partida; nos encontros realizados contra adversários de nível superior o desfecho ocorre geralmente nos últimos 15 minutos de jogo. As equipas com maior eficácia do guarda-redes obtêm o sucesso no desfecho do jogo com maior antecedência, comparativamente as equipas com maior eficácia do remate. As equipas com o marcador desequilibrado aos 30 minutos de jogo tendem a não alterar mais o resultado, seja este vitória ou derrota.
Descrição: Mestrado em Treino de Alto Rendimento
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6439
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE documento definitivo_Sabrina_revisto_AV[1]capanova.pdf1,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.