Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6426
Título: Desenvolvimento de uma heurística para realizar uma avaliação da usabilidade do software UBS utilizado na divisão comercial dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora.
Autor: Relvas, Sofia Isabel Mendes
Orientador: Santos, Raquel João Henriques Soares dos
Palavras-chave: Actividade de trabalho
Avaliação heurística
Experiência de utilização
Formação
Recomendações
SMAS
Tarefas
Usabilidade
Utilities Business Suite (UBS)
Utilizadores
Data: 2013
Citação: Relvas, Sofia (2013) - Desenvolvimento de uma heurística para realizar uma avaliação da usabilidade do software UBS utilizado na divisão comercial dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente relatório refere-se ao trabalho de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ergonomia, nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Oeiras e Amadora, entre Outubro de 2012 e Maio de 2013. O objectivo deste estudo foi fazer uma avaliação da usabilidade do sistema informático Utilities Business Suite (UBS) utilizado na divisão comercial dos SMAS. Para fazer a avaliação da usabilidade deste sistema desenvolveu-se uma grelha de avaliação heurística construída a partir das heurísticas definidas por Nielsen e por Bastien e Scapin. A motivação para a construção desta grelha partiu da necessidade de construir um instrumento mais bem adaptado à situação de avaliação e da existência de uma grande variabilidade de heurísticas. Os resultados mostram que o sistema necessita de ser alvo de algumas modificações sobretudo no sentido de melhor o adaptar a utilizadores pouco experientes, de construir ligações entre os diferentes módulos e de criar mecanismos que levem o utilizador a explorar a interface do sistema de forma mais confiante. Além das modificações ao sistema, também foram encontradas necessidades de melhorar a formação dada aos trabalhadores devido à complexidade e exigência do processo de aprendizagem do sistema.
Descrição: Mestrado em Ergonomia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6426
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
[Sofia Relvas] Relatório de estágio - Versão definitiva.pdf2,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.