Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6421
Título: Intervenção psicomotora com crianças com perturbações do espectro do autismo no Centro de Recursos para a Inclusão da APPDA-Lisboa
Autor: Gonçalves, Carla Alexandra de Almeida
Orientador: Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco
Palavras-chave: APPDA
Avaliação psicomotora
Centro de recursos para a inclusão
Crianças
Intervenção psicomotora
Jovens
Observação do perfil psicomotor e comportamental
Perturbações de espectro do autismo
Data: 2013
Citação: Gonçalves, Carla Alexandra (2013) - Intervenção psicomotora com crianças com perturbações do espectro do autismo no Centro de Recursos para a Inclusão da APPDA-Lisboa. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana
Resumo: A intervenção psicomotora utiliza o movimento no sentido de promover o desenvolvimento motor, cognitivo e pessoal do indivíduo através de atividades lúdicas. Neste sentido, esta intervenção pode melhorar as dificuldades evidenciadas pelos sujeitos com Perturbação do Espetro do Autismo, desenvolvendo aspetos psicomotores, capacidades de interação e comunicação social e reduzindo comportamentos repetitivos e restritivos dos indivíduos. O presente relatório visa apresentar as atividades realizadas no âmbito do estágio inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, no Centro de Recursos para a Inclusão da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Lisboa, onde foi possível acompanhar crianças e jovens com Perturbações do Espetro do Autismo do 1º, 2º e 3º Ciclo. Neste relatório, realiza-se um enquadramento teórico atual referente às Perturbações do Espectro do Autismo, assim como a descrição da intervenção psicomotora com os oitos estudos de caso de crianças e jovens com Perturbações do Espetro do Autismo, quatro crianças com intervenção individual e a pares em contexto de ginásio e quatro jovens com intervenção em grupo em contexto de meio aquático. No final da intervenção psicomotora, foi possível constatar mudanças positivas no desempenho das crianças e jovens, tanto ao nível psicomotor como comportamental.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6421
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório com Resum.pdfDocumento principal2,16 MBAdobe PDFVer/Abrir
Autism Checklist.pdfAnexo 1833,95 kBAdobe PDFVer/Abrir
Tradução da Checklist Autismo.pdfAnexo 2169,12 kBAdobe PDFVer/Abrir
Pedido de Autorização.pdfAnexo 395,82 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.