Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6418
Título: Propaganda política do estado novo análise de conteúdo dos discursos presidenciais de tomada de posse (1926-1974)
Autor: Silva, Andreia Sofia Porfírio da
Orientador: Santo, Paula Espírito
Palavras-chave: Propaganda política
Estado Novo
Discursos presidenciais
Análise de conteúdo
Political propaganda
New State
Presidential speeches
Content analysis
Data de Defesa: 12-Nov-2013
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: A propaganda política é um conjunto de procedimentos cujo objectivo visa a adesão a um sistema ideológico de cariz político (Gonçalves, 1961). A propaganda tem como objectivo provocar emoções e desejos, de forma que o público identifique o propagandista como o único a conseguir concedê-los. No plano dos meios, a propaganda política tem-se manifestado ao longo da história através de várias formas, tais como a imprensa escrita, a palavra falada, a imagem ou a acção, existindo assim, uma vasta diversidade de meios através dos quais a intenção propagandística se pode manifestar (Domenach, 1975; Quintero, 2011). Apresente dissertação centra-se num dos recursos fundamentais da propaganda política, o discurso, e, concretamente, no estudo presente, os discursos presidenciais de tomada de posse do Estado Novo. Pretende-se na dissertação presente estudar-se o aparelho propagandístico do Estado e a relação dos Presidentes da República com o mesmo e com os valores defendidos. Para tal utilizou-se técnica de investigação análise de conteúdo essencialmente na sua variante qualitativa. Espera-se com este estudo contribuir para a sistematização dos valores discursivos defendidos durante o período do designado Estado Novo em Portugal.
Political propaganda is a set of procedures the aim of which is the adherence to a primarily political ideological system (Gonçalves, 1961). The main purpose of propaganda is to cause emotions and desires in the way that the public find in the propagandist the only one to grant them. In what concern to the forms, throughout history political propaganda has expressed itself in many ways like the written press, the speech, the image or the action, so there is a significant variety of ways through which propagandistic intention can express itself (Domenach, 1975; Quintero, 2011). The present thesis focuses in one of the fundamental resources of political propaganda, the speech, specifically the presidential inaugural speeches during the New State. It is claimed in this thesis to study the State propagandistic system and the Presidents relation with it as with its expressed values. In order to do it, it was used the investigation technique called content analysis in his qualitative way. The intention is to contribute to the systematization of the promoted discursive values of the New State period.
Descrição: Tese de Mestrado em Comunicação Social, Especialização em Comunicação Estratégica
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6418
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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