Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6415
Título: Efeito da maturidade, antropometria, composição corporal e potência dos membros inferiores sobre a dor reportada por atletas de futebol ao longo de uma época competitiva.
Autor: Luís, Pedro Miguel Mano
Orientador: Vieira, Maria Filomena Soares
Palavras-chave: Antropometria
Dor
Futebol - atleta
Maturidade
Potência muscular
Data de Defesa: 2013
Citação: Luís, Pedro Miguel Mano (2013) - Efeito da maturidade, antropometria, composição corporal e potência dos membros inferiores sobre a dor reportada por atletas de futebol ao longo de uma época competitiva. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana
Resumo: O objetivo deste estudo foi a identificação dos fatores (potência muscular, maturidade, antropometria e composição corporal) que mais se relacionam com a dor nos membros inferiores (MI) durante uma época competitiva em jovens futebolistas. A amostra compreendeu 76 atletas da Escola de Futebol Carlos Queiróz avaliados em dois momentos (novembro e maio), com uma idade média de 12,7 ± 1,7 anos e de 13,1 ± 1,7 anos, respetivamente no 1º (1M) e 2º momento de avaliação (2M). As variáveis antropométricas foram obtidas de acordo com o ISAK (Marfell-Jones et al. 2006), a composição corporal através das equações propostas por Frisancho (2008), a potência dos MI através do salto sem e com contramovimento e a maturidade através das equações de Mirwald et al. (2002). Verificámos que entre 1M e 2M a intensidade da dor aumentou significativamente (p≤0,012) na região anca-coxa (AC), e apenas não existiram diferenças significativas para as variáveis: salto sem contra movimento, IMC, alturas trocantérica e tibial lateral relativa, soma de pregas relativa e área muscular da coxa. No entanto, a maior parte das diferenças registadas resultaram da diferença de maturidade. Concluímos que 14,3% da variabilidade da dor AC no 2M foi explicada pela soma de pregas relativa e pela diferença altura tibial relativa.
Descrição: Mestrado em Exercício e Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6415
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Versão final com anexos - Pedro Luis.pdf2,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.