Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6412
Título: Plano de comunicação para a sociedade portuguesa de psicoterapias breves – promoção da consulta de aconselhamento e intervenção comunitária
Autor: Soares, Joana Maria de Morais Gomes
Orientador: Silvestre, Maria João Cunha
Palavras-chave: Plano de comunicação
SPPB
Aconselhamento
Sociedade de psicoterapeutas
Comunicação na saúde
Comunicação na saúde mental
Communication plan
SPPB
Counselling
Psychotherapy society
Health communication
Mental health communication
Data de Defesa: 15-Jul-2013
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: O trabalho de projecto, para obtenção do grau de mestre, consistiu num plano de comunicação para a Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves (S.P.P.B.), a fim de promover a consulta de aconselhamento e intervenção comunitária (CAIC). O trabalho de projecto teve como objectivo principal determinar quais as actividades de comunicação mais adequadas na promoção da saúde mental para o caso da S.P.P.B.. Consequentemente, procurou-se identificar as condições sociopolíticas, económicas, tecnológicas e legais em que a S.P.P.B. se inseria; identificar os recursos, as oportunidades e as ameaças que possui; elaborar o diagnóstico da situação de mercado e determinar os objectivos estratégicos da comunicação e a campanha de comunicação que melhor se adequa à S.P.P.B. numa das suas áreas de acção, mais concretamente, a consulta de aconselhamento e intervenção comunitária (CAIC). Para alcançar os objectivos propostos, recorreu-se a um estudo de caso da S.P.P.B., empregando um método misto, isto é, recorrendo a um método qualitativo, através duma entrevista, e a um método quantitativo, através da análise de dados secundários. O plano de comunicação per se procurou angariar clientes para a CAIC, aumentar as receitas e difundir a S.P.P.B., o seu modelo e as suas actividades a longo prazo.
The project for the degree of master consisted of a communication plan for the Portuguese Society of Brief Psychotherapy (S.P.P.B.), in order to promote counseling and community intervention sessions (CAIC). The project aimed at determining which communication activities were most appropriate in the promotion of mental health for S.P.P.B. case. Consequently, we sought to identify the sociopolitical, economic, technological and legal conditions in which S.P.P.B. was immersed; identify its resources, opportunities and threats; make a market report and determine the communication strategy and the communication campaign that best suits S.P.P.B. and one of its areas of action, namely, counseling and community intervention sessions (CAIC). To achieve the planned goals, we used a case study of S.P.P.B., employing a mixed method, i.e., using a qualitative method by making an interview and a quantitative method by analyzing secondary data. The communication plan per se purpose is to gain customers for CAIC, increase the revenue and diffuse SPPB, its model and its activities in the long-term.
Descrição: Tese de Mestrado em Comunicação Social - Vertente de Comunicação Estratégica
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6412
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