Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6409
Título: A política pública de estágios profissionais na administração local: avaliação do impacto na empregabilidade dos jovens portugueses
Autor: Mendes, Carla Margaret Assunção Reis Amador
Orientador: Costa, Dália Sousa Gonçalves da
Palavras-chave: Políticas públicas
Políticas públicas para a empregabilidade
Políticas ativas de emprego
Estágios profissionais
Avaliação de programa público
Social policies
Public policies for employability or active labor market policies
Professional apprenticeship
Public program evaluation
Data de Defesa: 9-Out-2013
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: Este trabalho conducente à obtenção do grau de mestre em Administração Pública tem como objetivo avaliar o impacto da política de estágios profissionais desenvolvida em Portugal pela administração local, no grau de empregabilidade dos jovens, matéria sobre a qual não existe qualquer estudo avaliativo. Num contexto de escassez de recursos financeiros, assume particular pertinência perceber se os gastos governamentais no âmbito desta política de emprego têm permitido atingir os objetivos definidos. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo do tipo experimental, através do qual se procurou conhecer a situação face ao emprego dos jovens que frequentaram os estágios, um e três meses após o fim do estágio, por comparação com a situação de outros jovens que se candidataram mas não os frequentaram. Deste estudo concluiu-se que, no curto prazo, não se verifica uma relação positiva entre a frequência dos estágios e o aumento do grau de empregabilidade dos jovens, o que põe em causa a manutenção deste programa por parte do governo português. Estes resultados devem ser confirmados no médio prazo, no sentido de aferir se a taxa de empregabilidade dos jovens se mantém ao mesmo nível. Na avaliação da política de estágios na administração local pode ainda ser relevante ter em conta outros efeitos, como sejam o facto de permitir aos jovens integrarem-se, pelo menos temporariamente, no mercado de trabalho, contrariando-se a sua tendência natural para o aumento da desmotivação, deterioração das qualificações e perda da experiência de trabalho, bem como o contributo dos estágios para o reforço da coesão social, proporcionado pelo aumento da interação social.A introdução de alterações ao design da política pública dos estágios do PEPAL, proporcionando uma maior intervenção das autarquias locais na escolha dos estagiários, poderia contribuir para que esta tivesse melhores resultados em matéria do grau de empregabilidade dos estagiários.
This study, conducive to the attainment of a master’s degree in Public Administration, aims to evaluate the impact of the public policy of apprenticeships developed in Portugal by local government on young people’s employability, a matter on which there is currently no study available. In a context of constricted financial resources, it becomes especially important to understand whether government’s spending on this labor market policy has permitted to reach the goals set. With this purpose, we developed an experimental study, through which compared the employment situation of young people who attended the apprenticeship, one and three months after it ended, to the employment situation of other youngsters who applied, but did not attend them. From this study we concluded that, in the short-term, there is no positive relationship between the attendance of apprenticeships and the increase in employability, which questions the continuation of this program by the Portuguese government. These results should be confirmed in the medium-term, in order to evaluate whether the youth’s rate of employability remains the same. In evaluating the public policy on apprenticeships developed by local government, it may also be relevant to take into account other outcomes, such as the fact that it enables young people to integrate themselves, at least temporarily, in the labor market, which permits to counter their natural tendency to increase demotivation, deterioration of skills and loss of work experience, as well as the contribution of the apprenticeships to the strengthen of social cohesion provided by increased social interaction. The introduction of changes in the design of the public policy of apprenticeships developed by local government to provide greater involvement of local authorities in the selection of trainees, might contribute to higher rates of employability of the trainees.
Descrição: Tese de Mestrado em Administração Pública
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6409
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento_1 - CarlaAmador_Finalissima_.pdf1,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.