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Título: A influência da cor, imagem e formato de rótulo de vinho engarrafado na perceção do consumidor
Autor: Torres, João Daniel Esteves Pires
Orientador: Veríssimo, José
Palavras-chave: Marketing
Rotulagem vinhos
Design vinhos
Marketing Sensorial
Estímulos visuais
wine labels
Marketing; wine labels; wine design; sensorial marketing; visual stimulus
Marketing; wine labels; wine design; sensorial marketing; visual stimulus
wine design
sensorial marketing
visual stimulus
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Torres, João Daniel Esteves Pires. 2013. "A influência da cor, imagem e formato de rótulo de vinho engarrafado na perceção do consumidor". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O objetivo do presente estudo é determinar qual a influência que os elementos de design de um rótulo de vinho engarrafado - cor, imagem e formato do rótulo - têm no comportamento do consumidor. O estudo irá realizar-se através de uma análise quantitativa que investigará se a influência de determinadas cores, imagens e formatos de rótulo afetam positivamente a perceção e interpretação do consumidor. Para este efeito, foi desenhada a pesquisa que culminou na condução de um questionário divulgado, com recurso à técnica de amostragem por conveniência, a alunos de Licenciatura, Pós-graduação e Mestrado do ISEG, assim como, através do recurso às redes sociais. Embora os resultados não tenham permitido validar alguns dos objetivos propostos, foi possível verificar, através do recurso a técnicas de análise conjunta, que determinadas combinações entre os principais elementos que constituem um rótulo, têm a capacidade de gerar diferentes emoções e reações nos consumidores e num patamar mais particular, concluir quais os elementos de design a que os consumidores atribuem maior importância relativa e utilidade individual.
The main objective of this study was to determine the importance of several design elements of a label presented in a bottled wine, such as colour, image and the shape of the bottle’s label. This study has been done through a quantitative analysis which has investigated the positive influence of some colours, images and the label shapes in the consumers' perception. In order to achieve this aim, participants were asked to evaluate 16 combinations of wine label elements through an online questionnaire. Although the results obtained did not allowed to confirm all the objectives of this investigation, it was possible, with the assist of conjoint analysis techniques, verify that some combinations of the wine label design elements have the means to generate certain emotions and reactions to the customer. In a more particular level the results reveal which attributes are more important for the customer and which of them has greater utility from the customer point of view.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6355
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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