Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6305
Título: Gestão do conhecimento na empresa Siemens Portugal
Autor: Sequeira, Andrea da Fonseca
Orientador: Simões, Vítor Corado
Palavras-chave: benefícios
dificuldades
gestão da informação
gestão do conhecimento
empresas multinacionais
partilha de conhecimento
vantagem competitiva
benefits
difficulties
information management
knowledge management
multinational companies
knowledge sharing
competitive advantage
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Sequeira, Andrea da Fonseca. 2013. "Gestão do conhecimento na empresa Siemens Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: As empresas têm-se cada vez mais consciencializado da importância da gestão do conhecimento para conseguirem conquistar vantagem competitiva. No entanto, para conseguirem tirar efetivamente proveito desta, necessitam de saber como realmente funciona, como se caracteriza, que benefícios proporciona e que dificuldades cria, sendo capaz de distingui-la da gestão da informação. O tema desta investigação, que representa um importante domínio da Gestão e Estratégia Industrial, aborda a questão da gestão do conhecimento, de importância extrema no apoio à tomada de decisão, e do conhecimento em si, que é, hoje, o maior capital das empresas. Esta temática é particularmente relevante no contexto das empresas multinacionais, uma vez que são estas as que mais dificuldades têm em gerir o seu conhecimento organizacional. Assim, neste trabalho tentar-se-á descobrir de que forma uma subsidiária duma empresa multinacional tira proveito e, por outro lado, contribui para a criação e difusão do conhecimento no grupo. Analisando o caso particular da Siemens Portugal, estudar-se-á como é que esta utiliza os instrumentos de gestão da informação e do conhecimento nos seus processos internos de partilha de conhecimento e como são geridas as dificuldades que surgem nesses processos entre a Siemens Portugal e a empresa-mãe do grupo Siemens.
Firms are increasingly aware of the importance of knowledge management to achieve competitive advantage. However, to actually take advantage of this, they need to know how it really works, how it is characterized, what benefits and difficulties it provides, being able to distinguish it from the information management. The theme of this research, which is an important field of Management and Industrial Strategy, addresses the issue of knowledge management, of utmost importance in supporting decision-making, and knowledge itself, which is today the largest capital of the companies. This question is particularly relevant in the context of multinational companies, since these are the ones that have more difficulties managing their organizational knowledge. Thus, this paper will try to find out how a subsidiary of a multinational company takes advantage and, moreover, contributes to the creation and dissemination of knowledge in the group. Analyzing the case of Siemens Portugal, we will study how this uses the instruments of information and knowledge management in their internal processes of knowledge sharing and how this manages the difficulties that arise in these processes between Siemens Portugal and the parent company of the Siemens group.
Descrição: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6305
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-AFS-2013.pdf678,12 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.