Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6288
Título: Plano de marketing da marca SUNAITEC
Autor: Lopes, Telmo José Pedro Simões
Orientador: Baptista, Maria Cristina Pinto
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Lopes, Telmo José Pedro Simões. 2013. "Plano de marketing da marca SUNAITEC". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A empresa portuguesa Sunaitec – Sol, Arquitectura, Inovação, Tecnologia, nasceu de um projeto português patenteado em Janeiro de 2007. O produto com o nome “Estruturas Solares Multifunções” vem permitir a captação da energia solar térmica e fotovoltaica com total integração arquitetónica nos mais variados espaços. Presentemente a empresa está a desenvolver um novo projeto: Sunaitec Volt, que visa a geração elétrica a partir da energia solar destinada predominantemente para satisfazer o mercado doméstico e industrial. É de extrema importância a definição da estratégia a curto e médio prazo do novo produto a comercializar, através da elaboração de um Plano de Marketing para a Sunaitec. A partir do objetivo a que se propõe a implementação deste plano de marketing, optou-se por utilizar uma metodologia Action Research, para que esta auxilie de forma apropriada todo o processo operacional, dando resposta ao principal objetivo, ou seja, definir a melhor estratégia de marketing para o projeto da Sunaitec. A recolha de dados foi feita a partir de dados secundários e entrevistas semi estruturadas a um colaborador da empresa, bem como entrevistas telefónicas a alguns clientes relevantes. Tendo em conta os objetivos da empresa e o posicionamento que pretende alcançar, a estratégia de marketing-mix apresentada constitui uma resposta essencial para a organização. Com base na estratégia definida, foi elaborado um plano de ação detalhado constituído pelas medidas a executar, um cronograma de execução, programa de implementação de atividades e o respetivo orçamento de custos. Para que os objetivos sejam alcançáveis é essencial: recrutar dois colaboradores para reforçar a força de vendas; atualizar o website e dinamizar o facebook; elaborar um novo catálogo; reforçar a publicidade; participar em feiras nacionais e internacionais a fim de captar investimento externo. Esta será a estratégia da empresa para criar vantagem competitiva no mercado.
The Portuguese company Sunaitec - Sun, Architecture, Innovation, Technology, was born after a Portuguese project that has been developed and patented on January 2007. The product named "Multifunctional Solar Structures" collects the thermal and photovoltaic solar energy with full architectonic integration in practically all over the spaces. Now the company is developing a new project: The Sunaitec Volt, focused on the solar electricity generation mainly to the domestic and industrial market. It is extremely important to define the strategy in the short and medium time for this new product by developing a Marketing Plan for Sunaitec. Considering the goal to which the implementation of this marketing plan should be taken an Action Research methodology was adopted to support all the operational process to fulfill the main objective: the definition of the best marketing strategy for the Sunaitec project. The data collection was made from secondary data and semi-structured interviews to a top manager of the company, as well as telephone interviews to relevant customers. Taking into consideration the objectives of Sunaitec and the positioning it aims to achieve, the marketing-mix strategy exposed represents the key response to the organization. Based on the defined strategy, a detailed plan of action has been done, with the measures to be implemented, a scheduling, an implementation activities program and the respective cost budget. For the objectives be achieved is essential: recruit two employees to strengthen the sales force; update the website and boost the faceebook; prepare a new catalog; enforce the publicity activity; participate in national and international tradeshows in order to attract foreign investment. This will be the company's strategy to create competitive advantage in the market.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6288
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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