Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6287
Título: Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão
Autor: Silva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da
Orientador: Baptista, Maria Cristina Pinto
Palavras-chave: Focus Group
Plano de Marketing
Branding
Revitalização
Marketing Mix
Sabão Offenbach
Sabão em Barra
Marketing Mix
Marketing Planning
Offenbach Soap
Revitalization
Soap Bar
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Silva, Mariana do Vale Cardoso Vidal da. 2013. "Plano de marketing para a revitalização do Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A marca Saboaria do Bolhão fabrica Sabão Offenbach, ou Sabão Azul e Branco, como é mais conhecido, desde 1881. Faz parte do Grupo Manuel Serra que se dedica ao negócio do azeite, óleo, vinagre e sabão. Este Plano foi desenvolvido com o intuito de ajudar a Saboaria do Bolhão a atingir os seus objectivos, através do marketing. Para delinear uma estratégia de branding que entregue vantagem competitiva à empresa, aplicou-se uma metodologia que passou por um estudo qualitativo multi-método com uma fase exploratória e descritiva. Neste sentido, foram realizadas dinâmicas de grupo, entrevistas e auditorias, das quais se extraiu informação que permitiu desenhar a Estratégia mais adequada. Com essa informação e com os dados secundários recolhidos, foi possível proceder à Análise Externa e Interna, à Definição de Objectivos e Barreiras, à delineação da Estratégia de Marketing Mix e à Análise de Branding e respectiva Proposição de Valor. Tudo isto foi finalizado com uma Calendarização e Orçamentação que devem servir de guideline à empresa. Todas estas medidas resultam na revitalização de uma marca e de um produto que se tem vindo a demonstrar desadequado aos hábitos presentes. Pretendeu-se fazer renascer o Sabão Offenbach da Saboaria do Bolhão, num novo formato, para um novo segmento e posicionamento e com o nome "Offenbach".
The Saboaria do Bolhão brand produces the Offenbach Soap, best known as Blue and White Soap, since 1881. The Grupo Manuel Serra, to which the Saboaria belongs, is dedicated to the businesses of olive oil, vinegar and soap. The present Plan has been developed aiming to help the Saboaria do Bolhão to accomplish its objectives, through marketing. In order to delineate a branding strategy which delivers competitive edge to the business, we have tried a methodology that includes a multi-method qualitative study, with an exploratory and descriptive stage. That way, we have carried out group dynamics, surveys and audits, from which we have extracted the information allowing a more appropriate Strategy. With that information, and the secondary data gathered, it was possible to establish the External and Internal Analysis and the Definition of Objectives and Barriers, and to delineate the Marketing Mix Strategy and the Branding Analysis, and the corresponding Value Proposition. Finally, we have established the Timetable and the Budgeting that will constitute the business guideline. All these measures will achieve a revitalization of a brand and a product, which are increasingly inadequate to the current consumers'habits. We want the Saboaria do Bolhãos's Sabão Offenbach to reborn, in a new format, to a new segment and positioning, while keeping the «Offenbach» brand.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6287
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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