Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6280
Título: Rumo à Universidade empreendedora : o potencial empreendedor dos alunos do ISEG
Autor: Pinto, Isabel Cristina Carmo Costa
Orientador: Castro, Luís Mota de
Palavras-chave: Empreendedorismo
intenções empreendedoras
universidade empreendedora
autoeficácia
competências empreendedoras
Entrepreneurship
entrepreneurial intentions
entrepreneurial university
self-efficacy
entrepreneurial competencies
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Pinto, Isabel Cristina Carmo Costa. 2013. "Rumo à Universidade empreendedora : o potencial empreendedor dos alunos do ISEG". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A relevância do empreendedorismo e inovação é cada vez mais evidente devido ao papel fundamental que desempenham na sociedade e economia, o que tem tornado esta temática num importante alvo de estudo. A procura pela compreensão do espírito de iniciativa desde a sua origem tem sido crescente, no sentido de perceber qual a melhor forma de estimular cada vez mais e melhores empreendedores. Neste sentido, impõe-se a necessidade de perceber os fatores que levam à intenção de empreender e também de refletir sobre a inserção desta temática desde cedo na vida académica dos indivíduos, como parte complementar da sua aprendizagem. A universidade empreendedora torna-se assim um ponto incontornável nesta temática e um alvo de estudo devido ao papel central que desempenha no empreendedorismo e consequente necessidade de adaptação a tamanha responsabilidade. Perante a frequente dificuldade das universidades de adequar a sua oferta nesta área, no sentido de se tornarem mais empreendedoras, este estudo teve como objetivo principal a compreensão do potencial empreendedor dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior específica. Com base na teoria sobre a formação de intenções empreendedoras, foi realizado um estudo de caso que permitiu avaliar o percurso da instituição nesta área, aferir o potencial empreendedor dos respetivos alunos, perceber a relação entre ambos e sugerir medidas para a adaptação da estratégia organizacional de acordo com o potencial de empreendedorismo verificado. O estudo baseou-se numa entrevista semi-estruturada, para perceber a dinâmica interna da instituição, e num inquérito dirigido aos alunos. A partir deste último foi possível perceber o forte potencial empreendedor dos alunos da instituição e a sua relação com o ensino do empreendedorismo. Verificou-se o papel positivo da instituição no fomento do empreendedorismo mas foi possível detetar falhas ao nível da comunicação e oferta de formação nesta área, assim como alguns pontos de melhoria em termos de organização e iniciativas a implementar. A análise do potencial empreendedor dos alunos provou ser um método que permite a adequação da estratégia de ensino às necessidades do seu público, no sentido de vir a proporcionar melhores resultados para ambas as partes: a escola e os seus alunos.
The relevance of entrepreneurship and innovation is increasingly obvious due to the key role they play in Society and Economy, which has made this subject a major focus of study. The search for understanding the entrepreneurial attitude from its origin has been increasing, in the sense of understanding which is the best way to stimulate more and better entrepreneurs. In this regard, it is imperative the need to understand the factors that lead to the entrepreneurial intentions and also to reflect on the inclusion of this issue in an early stage of the academic life of individuals, as a complementary part of their learning. The entrepreneurial university thus becomes an unavoidable point in this matter and a study target, due to the central role it plays on entrepreneurship and consequent need to adapt to such responsibility. Given the frequent difficulty of universities to adapt their offerings in this area, in order to become more entrepreneurial, this research was aimed at understanding the entrepreneurial potential of the students of a specific higher education institution. Based on the theory of formation of entrepreneurial intentions, a case study was carried out to the course of the institution in these matters to measure the entrepreneurial potential of its students, to understand the relationship between both, and finally to suggest measures to adapt the organizational strategy according to its measured entrepreneurial potential. The study was based on a semi-structured interview, to understand the internal dynamics of the institution, and on a survey directed to the students. From this survey it was possible to perceive the strong entrepreneurial potential of the institution’s students and its relation with the entrepreneurship education. The positive role of the institution in promoting entrepreneurship was verified but it was possible to detect some flaws regarding communication and education offering in that area, as well as to suggest some improvement tips regarding management and some initiatives to implement. The assessment of the entrepreneurial potential among students has proven to be a method that allows the adequacy of the teaching strategy to its public’s needs, in order to provide better results in the future for both parties: the school and the students.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6280
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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