Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6277
Título: Marketing pessoal : impacto das caracteristicas de personalidade e das atitudes de procura de emprego
Autor: Pedro, Gonçalo Cordeiro Vaz
Orientador: Soares, Maria Eduarda
Palavras-chave: Marketing Pessoal
Autoestima
Proatividade
Locus de Controle
Indecisão de Carreira
Autoeficácia na procura de emprego
Self Marketing
Self-esteem
Proactivity
Locus of Control
Career Indecision
Job Search Self-Efficacy
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Pedro, Gonçalo Cordeiro Vaz. 2013. "Marketing pessoal : impacto das caracteristicas de personalidade e das atitudes de procura de emprego". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O constante aumento da formação académica da população e a cada vez menor oferta de emprego do mercado de trabalho, têm vindo a fazer com que os níveis de competitividade em contexto de procura de emprego tenham atingido hoje níveis bastante elevados. Assim, é cada vez mais natural que uma pessoa que esteja à procura de um emprego sinta uma maior necessidade de se preparar para esta procura, por forma a destacar-se dos demais. Apercebendo-nos desta tendência, surgiu-nos o interesse de estudar qual o papel do Marketing Pessoal neste contexto competitivo de procura de emprego. O principal objetivo desta dissertação, é então perceber qual o impacto de algumas características de personalidade (Autoestima, Proatividade e Locus de Controle), do perfil sociodemográfico da pessoa (Género, Idade e Situação de Emprego) e de algumas atitudes de procura de emprego (Indecisão de Carreira e Autoeficácia na procura de emprego) na forma como cada um trabalha o seu Marketing Pessoal em contexto de procura de emprego. Com este estudo, concluímos que as características de personalidade (Locus de Controle e Autoestima), o perfil sociodemográfico da pessoa (Idade, Género e Situação de emprego) e as atitudes de procura de emprego (Autoeficácia na Procura de Emprego e Indecisão de Carreira) influenciam a foram e a frequência como cada pessoa pratica o seu Marketing Pessoal.
The constant increase of the academic population and the decrease of jobs offer heightened the levels of competitiveness in the labor market. As a result, is ever more common for individuals in search of employment to feel the need to make themselves standout from their competition. Awareness of this new tendency sparked in us the interest to understand the role of Self Marketing in the currently extremely competitive job search world. The main goal of this dissertation is to understand the impact of some personality characteristics (self-esteem, proactivity and Locus of Control), the demographic profile of the individual (gender, age, Job Status) and the Job Search Attitudes (Career Indecision e Job Search Self-efficacy), related to the management of Self Marketing in a job search context. With this study we can conclude that the personality characteristics (Locus of Control and Self-esteem), the demographic profile of the individual (age, gender and Job Status) and the Job Search Attitudes (Job Search Self-Efficacy and Career Indecision) influences the shape and frequency how each person practices his/her Personal Marketing.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6277
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-GCVP-2013.pdf2,83 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.