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Título: Valor como co-criação : o caso SDV Portugal
Autor: Batista, Sérgio Martins
Orientador: Mota, João
Palavras-chave: Valor
Co-Criação
Interação
Relacionamento
Network
Serviço
Transporte/Logística
Value
Co-Creation
Interaction
Relationship
Network
Service
Transportation/logistics
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Batista, Sérgio Martins. 2013. "Valor como co-criação : o caso SDV Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A literatura tem procurado redefinir o Marketing de modo holístico, ajustado à prática, destacando-se a Service-Dominant Logic de Vargo e Lusch (2004), que tem evoluído, respondendo às críticas quanto à sua abstração. Para esta teoria, a co-criação de valor é um processo conjunto que assenta na interação. A Service Logic de Grönroos (2008) defende que esta lógica não se pode generalizar a todos os casos e o IMP Group enquadra a criação de valor, na interação, nos relacionamentos e redes de negócio. Este estudo de caso, através destas três teorias, explora como uma empresa fornecedora de Serviços de transporte/logística (co-)cria valor, no contexto das suas atividades, ofertas, relacionamentos e redes de negócio. A recolha de dados foi feita através de entrevistas não-estruturadas e concluiu-se que a interação, mais propriamente, a dinâmica e a variedade do portefólio de relacionamentos são essenciais para a (co-)criação de valor e para a trajetória de evolução da empresa.
The literature has been trying to redefine Marketing theory in a holistic way, adjusted to practice, with Service-Dominant Logic of Vargo & Lusch (2004), in the highlights. This theory has been evolving to cope the critics about its abstraction. It states that value co-creation is a joint process, founded on interaction. Grönroos’ (2008) Service Logic contends that this logic is not always applicable. The IMP Group frames value creation in interaction, business relationships and networks. This investigation is a case study and explores how a transportation/logistics supplier (co-)creates value in the context of its activities, offers, business relationships and networks. The data was collected through non-structured interviews. Main conclusions are: interactions and both dynamics and variety in relationship portfolio are crucial to the value (co-)creation and to path of evolution of the firm.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6275
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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