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Título: Posicionamento numa rede de projetos e (des)continuidade relacional : um estudo de caso em marketing de projetos no setor da construção
Autor: Vasconcelos, Ana Rita de Matos Parente
Orientador: Mota, João
Palavras-chave: Posicionamento numa rede
Marketing de projetos
Milieu
Construção civil
Network position
Project marketing
Construction Industry
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Vasconcelos, Ana Rita de Matos Parente. 2013. "Posicionamento numa rede de projetos e (des)continuidade relacional : um estudo de caso em marketing de projetos no setor da construção". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O presente trabalho consistiu na análise da atuação de uma empresa de construção civil em diversas regiões, identificando as diferenças políticas, económicas, sociais e culturais entre as mesmas. Com este estudo pretendia-se obter informação sobre a posição dessa empresa no milieu e relacionamento com os seus intervenientes (clientes, fornecedores, concorrentes e comunidade envolvente). O principal fator que motivou a pesquisa prendeu-se com a necessidade de investigar mais aprofundadamente o posicionamento da empresa numa rede de projetos consoante as diversas fases de atuação do marketing. Da análise efetuada constatou-se que a compreensão da diversidade dos milieus é essencial, devendo envolver o estabelecimento e uso de relacionamentos com uma variedade de atores percebidos como relevantes. Os mesmos irão permitir obter posições funcional e relacional valorizadas, as quais através de uma postura construtivista e com mobilização de relacionamentos podem permitir novos contratos. O levantamento de dados através de entrevistas possibilitou ainda a identificação de semelhanças na atuação do marketing entre as fases durante projeto e final. Esta indicação poderá despoletar um novo rumo de investigação em marketing de projetos.
The present work consisted in a performance analysis of a construction company in several regions identifying political, economic, social and cultural differences between them. This study was intended to obtain information about the position of this company in the milieu and relationships with its stakeholders (customers, suppliers, competitors and surrounding community). The main factor that motivated the study was the need of further investigation on the positioning of a company in a network of projects in various marketing stages. From the analysis performed it was found that the understanding of the diversity of milieus is crucial and should involve the establishment and use of relationships with a variety of actors perceived as relevant. This relationship will allow functional and relational positions valued, which through a constructivist approach and mobilizing relationships can enable new contracts. The database also allowed the identification of similarities between the role of marketing in the phase during the project and final phase, which could trigger a new direction in marketing research projects.
Descrição: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6263
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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