Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6261
Título: Estudo exploratório das preferências dos consumidores de vinho do Porto em Portugal
Autor: Pires, Mafalda Janete Ladeira
Orientador: Veríssimo, José
Palavras-chave: vinho do Porto
comportamento do consumidor
atributos
Port wine
consumer behavior
attributes
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Pires, Mafalda Janete Ladeira. 2013. "Estudo exploratório das preferências dos consumidores de vinho do Porto em Portugal". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Este estudo centra-se no comportamento do consumidor de vinho do Porto em Portugal, com o intuito de perceber as preferências do mesmo na escolha deste produto. O foco deste estudo é identificar quais os atributos mais valorizados pelo consumidor aquando da escolha deste vinho. A revisão de literatura efetuada tem como objetivo primário enquadrar o tema, permitindo estruturar o modelo conceptual e formular as questões de pesquisa e hipóteses. Optou-se pela realização de um questionário presencial, aplicado a consumidores, portugueses e estrangeiros, de vinho do Porto numa garrafeira situada na Baixa de Lisboa. De forma a alcançar o objetivo proposto, elaboraram-se combinações preferenciais na escolha de um vinho do Porto, com base em cinco atributos-chave, através da técnica Análise Conjunta. A avaliação que os inquiridos atribuíram às combinações, permitiu concluir que o atributo mais valorizado na escolha de um vinho do Porto é a idade, seguida do preço, recomendação, marca conhecida e tipo de vinho do Porto. Concluiu-se que um vinho do Porto mais velho tem mais utilidade do que um mais recente, que um preço baixo apresenta maior utilidade do que um preço mais elevado e que o tipo de vinho do Porto com mais utilidade são os especiais. Observou-se também que os consumidores preferem um vinho do Porto de marca conhecida ou que tenha sido recomendado. A identificação destes atributos é de extrema importância para o sector, no sentido em que fornece indicações relevantes para a forma como os seus envolvidos devem abordar os seus consumidores, indo de encontro ao que estes mais valorizam.
This study focuses on consumer behavior of Port wine in Portugal, in order to realize its preferences in the choice of the product. The focus of this study is to identify the most valued attributes by consumers when choosing this type of wine. The literature review conducted aims to frame the subject, allowing structure the conceptual model and formulate research questions and hypotheses. It was realized a face to face survey, applied to Portuguese and foreign consumers of Port wine in a wine cellar located in Lisbon downtown. In order to achieve the proposed objectives, there were defined preferred combinations to choose a Port wine, based on five key attributes, through Conjoint Analysis technique. The results show that the most valued attribute in choosing a Port wine is the age of the wine, followed by price, recommendation, brand awareness and type of Port wine. It was concluded that an older Port wine has more utility that a youngest one, that a lower price is more useful than a higher price and also that the special Port wine is the type with more useful. It was also observed that consumers prefer a brand known Port wine or one that has been recommended. The identification of these attributes is extremely important for Port wine industry, as it provides relevant information of the correct way to stakeholders approach consumers and focusing on what they value most.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6261
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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