Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6257
Título: O comércio eletrónico e a internacionalização das PMEs
Autor: Parracho, Cátia Filipa de Matos
Orientador: Ilhéu, Maria Fernanda
Palavras-chave: Comércio Eletrónico
PMEs portuguesas
Internacionalização
Marketing-mix
E-commerce
Portuguese SMEs
Internationalization
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Parracho, Cátia Filipa de Matos (2013.) "O comércio eletrónico e a internacionalização das PMEs". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Em Portugal, as grandes empresas não perderam a oportunidade de estar presentes no mercado digital, acompanhando as tendências sociais que fazem com que haja cada vez mais consumidores online. Neste momento, torna-se imperativo que as PMEs optem por integrar o comércio eletrónico na sua estratégia de negócio, aproveitando os benefícios associados à internet. A internacionalização das PMEs é um tema crítico, visto a grande maioria não ter capacidade financeira para atuar em mercados externos de forma sustentada. Contudo, é na internacionalização das pequenas e médias empresas e no aumento das suas exportações que analistas e economistas encontram uma solução para o crescimento da economia nacional. O presente estudo tem como base as questões anteriormente apresentadas, sendo o objetivo estudar as perceções das PMEs portuguesas acerca do impacte do comércio eletrónico nas exportações e identificar, no marketing operacional, quais as adaptações cruciais para o comércio eletrónico contribuir para o crescimento das exportações destas empresas. Foi desenvolvida uma investigação empírica, de caracter exploratório, onde foram estudadas em profundidade nove PMEs portuguesas, selecionadas pelo método de juízo. Os resultados mostram que existem adaptações que são cruciais fazer no marketing-mix, nomeadamente: na notoriedade da marca, na flexibilidade do preço, no estabelecimento de parcerias e na construção de um relacionamento mais próximo com o cliente. Por fim, é também possível concluir que as PMEs portuguesas têm perceções positivas acerca do impacte do comércio eletrónico nas exportações.
In Portugal, the big enterprises don’t waste the opportunity of be present in digital market, following of social trends that take the number of e-consumers increase day after day. In this moment, became imperative that SMEs choose integrate the e-commerce in its business strategy, taking advantage of the benefits associated internet. The internationalization process of SME is a critical theme because the majority of these firms don’t have financial leverage enough to be present in external market, on a sustained way. However, is in SMEs’ internationalization and in increase of its exports that many analysts and economists find one way to developing the national economy. The present study has as starting point questions above, being the purpose analyze the insights of Portuguese SMEs about the impact of e-commerce in exports and identify what are the adjustments required in operational marketing in order that e-com contribute to increase of exports. It was developed one empirical investigation, with exploratory character, where were deeply studied nine SMEs, that compose the judgmental sampling. The results show that exist adjustments that are crucial make in marketing-mix, namely: in brand awareness, in price flexibility, in establish of partnerships and in the building a close relationship with the client. Lastly, is possible conclude as well that the Portuguese SMEs have positive insights about the impact of e-commerce in its exports.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6257
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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