Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6254
Título: Avaliação do desempenho dos fornecedores : um estudo de caso
Autor: Christl, Maximilian Michael
Orientador: Mota, João
Palavras-chave: rede de fornecimento
relação
avaliação de fornecedores
supply network
relationship
supplier evaluation
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Christl, Maximilian Michael. 2013. "Avaliação do desempenho dos fornecedores : um estudo de caso". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Este estudo procura analisar a relevância de perspectivas múltiplas de uma empresa cliente na avaliação dos fornecedores, como também a importância da confiança, compromisso e resolução de conflitos entre uma empresa cliente e seus fornecedores. O ponto de partida da análise foi o incumprimento de especificações funcionais da parte dos fornecedores. A estratégia de pesquisa adoptada baseou-se em um estudo de caso singular de natureza explanatória, envolvendo uma empresa construtora de automóveis situada na Europa e alguns dos seus fornecedores. Por evidências empíricas demonstrou-se que o incumprimento de especificações funcionais dos fornecedores pode reflectir uma visão fragmentada de objectivos no processo de criação de produto da empresa cliente, como também a avaliação distribuída destes fornecedores. Constatou-se que alguns departamentos funcionais da empresa cliente têm maior disposição em colaborar com os fornecedores do que outros, principalmente os que estão envolvidos nos processos de produção em série. As experiências destes departamentos são cruciais no processo de avaliação e selecção de fornecedores.
The aim of this case study is to analyse the relevance of multiple perspectives of a customer firm in evaluating their suppliers, as well as the importance of trust, commitment and conflict resolution in relationships between customer and supplier. The starting point for the analysis was non-accomplishments of functional specifications from suppliers. The research was performed as an explanatory single case study involving an auto manufacturer located in Europe and some of its suppliers. Empirical evidence revealed that non-accomplishments of functional specifications from the supplier may reflect a fragmented view of targets, as well as a distributed evaluation of suppliers between functional departments within the customer company in the product creation process. Some functional departments of the customer company were found to be more collaborative with suppliers than others, especially those involved in the preparation for series production and during series production. Experience of these departments should be of crucial importance in the supplier evaluation and selection process.
Descrição: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6254
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-MMC-2013.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.