Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6240
Título: Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto escolar e em contexto institucional e com idosos em contexto institucional.
Autor: Melo, Sara Isabel Pinheiro de
Orientador: Simões, Maria Celeste Rocha
Palavras-chave: Competências pessoais e sociais
Contexto institucional e escolar
Crianças em risco
Fatores de proteção
Fatores de risco
Idosos
Institucionalização
Intervenção psicomotora
Qualidade de vida
Resiliência
Data: 2013
Citação: Melo, Sara (2013) - Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto escolar e em contexto institucional e com idosos em contexto institucional. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito do Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana. Este trabalho tem como principal objetivo apresentar a descrição das atividades de estágio realizadas no âmbito da promoção de competências pessoais e sociais, com crianças dos 6 aos 13 anos em contexto escolar e institucional e com idosos em contexto institucional. A intervenção psicomotora teve como base o Programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais (Matos & Tomé, 2012) para os diferentes contextos. De uma forma geral, os resultados obtidos na intervenção vão de encontro aos objetivos pré-estabelecidos, assim considera-se que houve evoluções positivas nos diferentes grupos. As crianças em contexto institucional demonstraram ter gostado das sessões e revelaram melhorias ao nível do comportamento e da comunicação com os outros. No contexto escolar os progressos foram mais evidentes num dos grupos. No que se refere à intervenção com idosos em contexto institucional, verificaram-se evoluções positivas na comunicação entre os utentes e ainda ao nível do bem-estar e da qualidade de vida. Na parte final deste relatório é feita uma análise dos resultados apurados e serão apresentadas as dificuldades, conclusões e recomendações para intervenções futuras.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6240
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Definitivo.pdf1,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.