Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6238
Título: A influência das variáveis contextuais na organização da transição ataque-defesa em futsal de alto rendimento. Estudo de caso realizado com uma equipa da 1ª Divisão Nacional de Futsal na época de 2011/2012.
Autor: Loureiro, Marco Alexandre Brito
Orientador: Volossovitch, Anna Georgievna
Palavras-chave: Futsal
Indicadores de performance
Local do jogo
Período do jogo
Qualidade do adversário
Regressão logística multinominal
Resultado corrente
Transição ataque-defesa
Variáveis contextuais
Data de Defesa: 2013
Citação: Loureiro, Marco (2013) - A influência das variáveis contextuais na organização da transição ataque-defesa em futsal de alto rendimento. Estudo de caso realizado com uma equipa da 1ª Divisão Nacional de Futsal na época de 2011/2012. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O estudo teve por objetivo analisar a influência das variáveis contextuais (qualidade do adversário, local do jogo, resultado corrente e período de jogo) na organização e eficácia das situações de transição ataque-defesa de uma equipa de futsal de alto rendimento. A amostra foi constituída por 574 situações de transição ataque-defesa, registadas em 20 jogos disputados pela equipa durante a fase regular da 1ª Divisão Nacional do Campeonato Português de Futsal, na época de 2011/2012. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva, o teste do Qui-quadrado e a Regressão Logística Multinomial. Para o registo dos indicadores das variáveis de contexto e de performance, foi desenvolvido um sistema de observação que incluiu quatro variáveis contextuais e seis variáveis de performance. Para a observação e anotação dos dados foi utilizado o software SportsCode V8 Pro. Os resultados confirmaram uma associação positiva entre três variáveis de performance (zona da perda da posse de bola, número de passes permitidos durante a transição ataque-defesa e relação numérica no término da transição ataque-defesa) e o desfecho final da transição ataque-defesa. Foi verificado um efeito interativo da qualidade do adversário*período do jogo e o local do jogo*qualidade do adversário no resultado da transição ataque-defesa. A variável qualidade do adversário, revelou ter um poder significativo na predição da transição ataque-defesa terminar em defesa organizada.
Descrição: Mestrado em Treino de Alto Rendimento
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6238
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Mestrado_Final.pdf615,03 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.