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Título: Fatores organizacionais que influenciam na adoção do CRM em empresas de pequeno e médio porte : um estudo de caso em empresas de Sergipe
Autor: Liberato, Mônica Maria
Orientador: Veríssimo, José
Araújo, Sérgio
Palavras-chave: Customer Relationship Management (CRM)
Fatores organizacionais
Empresas de pequeno e médio porte (PMEs)
Empresas de Médio Porte
Organizational factors
Small and medium-sized enterprises (SMEs)
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Liberato, Mônica Maria. 2013. "Fatores organizacionais que influenciam na adoção do CRM em empresas de pequeno e médio porte : um estudo de caso em empresas de Sergipe". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de um estudo qualitativo dos fatores organizacionais que influenciam a tomada de decisão no que diz respeito à adoção de um sistema de Customer Relationship Management (CRM) como uma estratégia de negócios em pequenas e médias empresas (PME). Tal como acontece com empresas corporativas , as pequenas e médias empresas consideraram a adoção de CRM como uma ferramenta indispensável e que ajuda a reforçar a sua posição em um mercado que está cada vez mais competitivo . Através da revisão da literatura, foi possível identificar os fatores organizacionais que são considerados os mais relevantes no que diz respeito à decisão de adotar o CRM. O objetivo do estudo foi identificar os fatores organizacionais relacionados com a adoção de um CRM por pequenas e médias empresas e verificar os resultados da referida aprovação, tendo em conta a perspectiva dos entrevistados. Nossa amostra é composta por três empresas, em um estudo de multicaso pudemos identificar que os fatores organizacionais que mais influenciam a adoção do CRM foram: benefício ,apoio à gestão, estratégia e objetivos de negócios, clientes e pressão competitiva. Além disso, e de acordo com as empresas que foram capazes de confirmar que os fatores organizacionais que menos influenciam a adoção de um CRM foram: dimensão da empresa, a tecnologia da informação e comunicação ( TIC) e financiamento.
This dissertation presents the results of a qualitative study of the organizational factors that influence decision making in what regards the adoption of a Customer Relationship Management (CRM) system as a business strategy in small and medium-sized enterprises (SMEs). As with corporate enterprises, small and medium-sized consider the adoption of CRM as an indispensable tool that helps to reinforce their position in a market that is increasingly competitive. Through literature review, it was possible to identify those organizational factors that are considered to be the most relevant in what regards the decision to adopt a CRM. The objective of the study was to identify the organizational factors related to the adoption of a CRM by small and medium-sized enterprises and verify the results of said adoption, taking into account the outlook of those interviewed. Our sample consists of three companies, in a mullti-case study. We were able to conclude that the organizational factors that most influence the adoption of a CRM were: benefit, support of management, strategy and business objective, customers and competitive pressure. Additionally, and in accordance with the companies we were able to confirm that the organizational factors that least influence the adoption of a CRM were: dimension of the company, information technology and communication (ITC) and funding.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6192
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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