Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6185
Título: Determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de Lisboa
Autor: Almeida, Andreia Sofia Moreno Fonseca de
Orientador: Franco, Sofia
Palavras-chave: Centro comercial
retalho
modelo espacial
spatial lag
spatial error
autocorrelação espacial
Shopping centre
retail
spatial model
spatial autocorrelation
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Almeida, Andreia Sofia Moreno Fonseca de. 2013. "Determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de Lisboa". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Um dos principais desafios para os proprietários de centros comerciais é como atrair visitantes aos seus centros. Esta tese examina os determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de Lisboa através de um modelo de spatial lag. Esta metodologia tem sido raramente utilizada em estudos sobre a atratividade dos centros comerciais e demonstra-se que é melhor face a uma estimativa com um modelo de estimação OLS. A análise também mostra que a presença de uma âncora alimentar e a proximidade a uma estação de metro são determinantes importantes na atração de visitantes a um centro comercial. No geral, os resultados também indicam que, no caso da Área Metropolitana de Lisboa, os centros comerciais competem uns com os outros, mas há também efeitos positivos de aglomeração.
One of the main challenges for mall owners is how to attract shoppers to patronize their malls. This thesis examines the determinants of the number of visitors to a shopping center in the Lisbon’s Metropolitan Area using a spatial lag model. This methodology has been rarely used in studies exploring shopping center attractiveness and is shown to improve upon standard OLS estimation of cross-sectional data. The analysis also shows that housing a supermarket and proximity to a metro station are important determinants of shopping center patronage. Overall, the results also indicate that in the case of the Lisbon Metro Area, shopping centers do compete with each other, but there are also positive agglomeration effects.
Descrição: Mestrado em Gestão e Avaliação Imobiliária
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6185
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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