Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6174
Título: Estudantes PALOP no ensino superior português - das necessidades sentidas aos apoios prestados
Autor: Jardim, Bela Regina Duarte
Orientador: Frias,Sónia
Palavras-chave: Ensino superior
PALOP
Integração
Cooperação
Serviços de acção social
Bolsas de estudo
Cooperation
Higher education
Integration
PALOP
Social action services
Scholarships
Data de Defesa: 22-Mai-2013
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: O objectivo do presente estudo foi o de analisar as condições em que vêm (e permanecem) os estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) para Portugal a fim de aqui prosseguirem os seus estudos superiores. Aqui se faz referência aos regimes escolares dos países de origem, assim como aos protocolos estabelecidos na área da educação superior com Portugal. A pesquisa implicou um levantamento do número de estudantes oriundos dos PALOP entre os anos 1999 e 2010, procurando-se aferir as principais dificuldades e motivações sentidas por estes estudantes, durante a sua estadia no nosso país. Recensearam-se os apoios que o sistema universitário português presta a estes estudantes, com vista a compreender se os apoios prestados são ajustados ou se os estudantes necessitariam de outro tipo de auxílios. Este estudo apoiou-se sobretudo em pesquisa bibliográfica e documental, em conversas informais e utilizaram-se ainda dois pequenos resumos de entrevistas realizadas anteriormente para um estudo preliminar.
The overall goal of this research is the study of the conditions students from Portuguese-speaking African countries (PALOP) find when coming to Portugal in order to pursue higher education. We analyze the supports these students find as well as the main differences and motivations felt. In order to do so we identify the supports presented by the Portuguese higher education system and try to evaluate if that support is adjusted to the need, and, if not, what the real needs are. It is on these two questions that the main perspective lies. It is also important to understand the nature of the difficulties (economic, integration, etc.), felt during their academic journey, in other words, we intend to contextualize the student's academic journey, assessing whether the support meets the needs and difficulties felt. We analyze how important the role of teaching institutions is in what concerns integration, through the identification of existing and potential supports.
Descrição: Tese de Mestrado em Política Social
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6174
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Tese.pdf1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir
Abstract.pdf215,99 kBAdobe PDFVer/Abrir
Resumo.pdf255,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.