Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6089
Título: A importância da estratégia em ações de Social Media : um estudo de caso
Autor: Henriques, Ana Sofia Simões
Orientador: Pedron, Cristiane
Gonçalves, Paulo
Palavras-chave: Web 2.0
Medias Sociais
Sítios de Redes Sociais
Conteúdo Geradopelo Utilizador
Social Media
Social Network Sites
User Generated Content
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Henriques, Ana Sofia Simões. 2013. "A importância da estratégia em ações de Social Media : um estudo de caso". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Hoje, com a evolução da Internet e com a necessidade de um maior envolvimento das empresas com os seus clientes, o fenómeno Social Media e em particular Sítios de Redes Sociais, ganham especial atenção como tópico da agenda de muitas empresas. Com o aparecimento da Web 2.0, novas plataformas e aplicações surgem, tais como, Wikis, Redes Sociais, Blogs, Microblogs e mundos virtuais, permitindo aos utilizadores comunicar, colaborar e partilhar conteúdos. Com esta evolução, o controlo assumido pelos utilizadores destas plataformas e a facilidade com que comunicam entre si é maior e sinal de alerta para a forma como devem as empresas agir e se preparar para estarem presentes nos Social Media. Não basta por isso estar presente, é preciso planear e estar de forma eficiente. Tendo em vista esta problemática, a questão de investigação do presente trabalho é “Como se prepara uma empresa para estar presente nos Social Media?”. Como método de investigação, foi realizado um estudo de caso descritivo e exploratório, na empresa ABB Portugal. Foram recolhidos dados por meio de entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e observação direta. Os resultados apontam que os Social Media na empresa estudada ainda estão numa fase embrionária e pouco enraizados na cultura da empresa. Por outro lado, verifica-se que não foi preparada de forma consciente e eficiente a entrada da empresa nos Social Media, evidenciando assim a inexistência de uma base estratégica.
Today, with the evolution of the Internet and the need for greater involvement of the companies with their customers, the Social Media phenomenon and specifically the use of Social Network Sites, gains special attention on entrepreneurial and take up as a topic on the agenda of many companies. With the advent of Web 2.0, new platforms and applications appeared, such as Wikis, Social Networks, Blogs, Micro blogs and Virtual worlds, allowing users to communicate, collaborate, produce and share contents. In turn, this communication allows users to have an enhanced control of these platforms and is a warning sign for how companies should act and be prepared to attend the Social Media arena. Just being present is not enough, and organizations need to plan strategically in advance and be there in an efficient way. In view of this problem, the research question of this study is "How to prepare a company to be present in the Social Media?" As a research method, a descriptive and exploratory case study was conducted at ABB Portugal. Data was collected through semi-structured interviews, document analysis and direct observation. The results show that Social Media is still in a very early stage in the company culture and, that the company hasn’t prepared a conscious and efficient entry in Social Media, thus revealing the nonexistence of a strategy.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6089
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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