Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6074
Título: O design de informação e os primeiros socorros - a aprendizagem de primeiros socorros por parte das crianças dos 8 aos 10 anos.
Autor: Miranda, Joana Dias Lopes de
Orientador: Neves, Marco
Palavras-chave: Design de informação
Primeiros socorros
Ensino/aprendizagem
Crianças
Information design
First aid
Learning
Children
Data de Defesa: Dez-2011
Editora: Faculdade de Arquitectura
Citação: MIRANDA, Joana Dias Lopes de - O design de informação e os primeiros socorros - a aprendizagem de primeiros socorros por parte das crianças dos 8 aos 10 anos. FA : Lisboa, 2011. Tese de Mestrado.
Resumo: Nos dias de hoje vivemos rodeados de grandes quantidades de informa-ção, que chega até nós nas mais diversas formas (televisão, jornais, internet, folhetos, cartazes, etc.). Nunca tivemos acesso a tanta informa-ção, contudo, para a compreendermos esta tem de ser trabalhada de forma a que se torne clara e objectiva. Caso contrário, não passam de dados aglomerados sem qualquer utilidade. Neste contexto, o design de informação ganha um papel crucial na sociedade, porque é a disciplina responsável por seleccionar, organizar e representar informação, tornan-do-a útil para determinado(s) utilizador(es). Este estudo procura utilizar as capacidades do design de informação na criação de materiais destinados à aprendizagem de primeiros socorros, para crianças entre os 8 e os 10 anos. Através das potencialidades do design, pretende tornar a informação dessas temáticas em algo fácil de compreender e memorizar. Para chegarmos a conclusões sobre que contributo esta disciplina pode dar a este tipo de materiais, foram primeiramente analisados os projectos já existentes sobre primeiros socorros para o mesmo público-alvo. A análise foi realizada, de um ponto de vista gráfico e infográfico, para detectar falhas e necessidades referentes à organização e representação da informação nos materiais apresentados e/ou distribuídos às crianças. Esses materiais foram relacionados com infografias com grandes capacidades ao nível da transmissão de informação e com teorizações de designers. Todas as conclusões obtidas através das análises, bem como os conhecimentos que foram aprofundados na área do design de informação e das suas estra-tégias, sustentaram, posteriormente, o desenvolvimento de um projecto no âmbito da investigação.
Descrição: Tese de Mestrado em Design de Comunicação.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6074
Aparece nas colecções:DPAUD - Tese de Mestrado / Master Thesis
BFA - Teses de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação, O design de informação e os primeiros socorros, Joana Miranda.pdf182,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.