Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6047
Título: Plano de negócios social : estudo e implementação de uma empresa social privada
Autor: Dias, Susana Ferreira Cerqueira
Orientador: Lopes, José Dias
Palavras-chave: Plano de Negócios Social
Serviço de Apoio Domiciliário
Empresa Social privada
Social Business Plan
Home Support Service
Privately Own Social Enterprise
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Dias, Susana Ferreira Cerqueira. 2013. "Plano de negócios social : estudo e implementação de uma empresa social privada". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O presente Trabalho Final de Mestrado, de natureza de projeto, é a realização de um Plano de Negócios Social (PNS) na implementação de um Serviço de Apoio Domiciliário privado na região norte da cidade de Lisboa, mais precisamente nas freguesias de Campo Grande, Alvalade, Carnide e Lumiar. O PNS é uma ferramenta importante para a empresa poder definir a missão, a visão, a estratégia e os seus objetivos. Para além disso, o PNS permite expor aos stakeholders a finalidade do negócio social. O estudo científico do PNS em Portugal é inexistente e a sua utilização nas empresas sociais é pouco frequente. Na literatura americana verifica-se o interesse em abordar este tema e denotam-se variados contributos no desenvolvimento desta ferramenta. No entanto, percebe-se a falta de conhecimentos de gestão estratégica na elaboração dos PNS´s. A literatura sobre planos de negócios desenvolvidos noutros sectores empresariais está mais avançada e mais completa. A empresa que se pretende implementar, tem a designação de “Dias Felizes” e estão expostas as etapas do PNS (apresentação da empresa, estudo de mercado, plano de marketing, plano de operações, plano de recursos humanos e plano financeiro) que foram as linhas orientadoras que permitiram verificar a validade do Projeto. No entanto, estas etapas são ainda incompletas comparadas com outros Planos de Negócios noutros sectores empresariais. Conclui-se que as empresas sociais devem criar novas estratégias para gerar mais receitas, visto não dependerem de subsídios do estado. A solução passa por estabelecer parcerias para obter vantagens, como também pela construção de um PNS sólido e capaz de indicar a finalidade do negócio e ser uma ferramenta de ajuda quando surgem problemas na empresa.
The present Masters Final Project consists on carrying out a Social Business Plan (SBP) for the implementation of a privately owned Home Support Service company, in the north region of the city of Lisbon, more precisely in the Campo Grande, Alvalade, Carnide and Lumiar civil parishes. The SBP is an important tool to help the company define its mission, vision, strategy and goals. The SBP is also important to present the social business purpose to the stakeholders. In Portugal, the scientific study of the SBP is inexistent, and its use in the social enterprises is uncommon. In American literature we can find a great deal of interest in this subject, and there are many contributions for the development of this tool. However, a lack of knowledge is evident on the subject of strategic management, when elaborating the SBP´s. The literature concerning the business plan is much more advanced and complete in other areas of enterprise. The company to be implemented is named “Dias Felizes”, and all the stages of the SBP that where guiding lines used to establish the viability of the Project are exposed (company presentation, market research, marketing plan, operation plan, human resources plan and financial plan). However, there stages are still incomplete in comparison with Business Plans in others enterprise sectors. It was concluded, that this type of social companies should create new strategies to generate additional revenues, since they don´t depend on public subsidies. The solution may be to obtain diverse advantages from the establishment of partnerships, and also by building a solid SBP, capable to indicate the business purpose and to be a problem solving tool.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6047
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-SFCD-2013.pdf979,82 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.