Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6019
Título: Presença cénica : estudo sobre a formação de jovens atores
Autor: Ramos, Micaela Alexandra de Ornelas
Orientador: Oliveira, Ana Maria Macara de
Palavras-chave: Coreografia
Corpo
Criação
Dança
Encenação
Interpretação
Fenomenologia
Formação
Teatro
Data de Defesa: 2013
Citação: Ramos, Micaela (2013) - Presença cénica : estudo sobre a formação de jovens atores. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade humana
Resumo: Nesta tese procurou-se compreender a importância do movimento e das práticas corporais no desenvolvimento dos jovens aprendizes de teatro no primeiro ano de um Curso de Artes do Espetáculo. Foi seguida uma metodologia de narrativa pessoal combinada com pesquisa-ação desenvolvida com estudantes do 10º ano de escolaridade em aulas de Movimento e de Interpretação. Através de uma metodologia de trabalho que combinou práticas somáticas, e técnicas de dança contemporânea (contact-improvisação), com técnicas teatrais, o aluno-ator desenvolveu no seu corpo maior disponibilidade para experienciar o movimento. Verificou-se uma alteração significativa da postura corporal. Os alunos terminaram o ano letivo com uma maior consciência do alinhamento do seu corpo, e das suas potencialidades de movimentação. Denotou-se maior mobilidade, criatividade, imaginação, concentração, precisão e intenção na realização dos exercícios. Percebemos a importância da utilização de situações de jogo na exploração da personagem e a sua prática a partir das situações concretas para a composição de uma peça ou coreografia, não apenas pela motivação dos alunos, como também na sedimentação das aprendizagens. Os espetáculos realizados constituíram um suporte para os alunos-atores colocarem em prática conhecimentos e experiências adquiridas em contexto de sala de aula. Considera-se que não existe uma metodologia de estrutura fixa na intervenção pedagógica artística, no entanto compreendeu-se a necessidade de criar um método de trabalho rigoroso, embora flexível face aos estímulos provindos dos discentes. Conclui-se, perante as respostas do estudo, que o próprio discente contribuiu na construção do método artístico-pedagógico, na medida em que o mesmo se elabora após o conhecimento do grupo. Para a construção do corpo presente em cena, é necessário compreender primeiramente o corpo, conhece-lo de forma a trabalhá-lo com consciência. É um processo extenso, mas num ano letivo de trabalho conseguiu-se vislumbrar mudanças positivas.
Descrição: Mestrado em Performance Artística - Dança
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6019
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Resumo, Dedicatória, Índice.pdfCapa229,51 kBAdobe PDFVer/Abrir
TESE MESTRADO PRESENÇA CÉNICA 2013.pdfDocumento principal8,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.