Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/6013
Título: Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola EB 2, 3 Piscinas – Lisboa no ano lectivo 2012/2013
Autor: Reis, Mónica Catarina Emílio dos
Orientador: Pedro, Maria da Conceição Ribeiro Rexelo
Bettencourt, Isabel
Palavras-chave: Aprendizagem
Educação física
Estágio pedagógico
Integração
Processo educativo
Processo ensino-aprendizagem
Profissionalização
Data: 2013
Citação: Reis, Mónica (20139 - Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola EB 2, 3 Piscinas – Lisboa no ano lectivo 2012/2013 (2013) - Relatório de Estágio. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana
Resumo: Este relatório tem como objetivo apresentar uma análise e reflexão do processo de estágio pedagógico desenvolvido no ano letivo 2012/2013 na Escola Básica 2, 3 Piscinas – Lisboa, de acordo com o pressuposto no plano de estudos do Mestrado em Ensino da EF nos Ensinos Básico e Secundário realizado na Faculdade de Motricidade Humana. Esta etapa é caracterizada por um período de formação curricular, onde o Professor Estagiário exerce, de forma orientada, as funções inerentes à docência da EF, sendo esperado que o Professor Estagiário aplique os conhecimentos adquiridos durante a formação inicial, tendo em conta que este continua a ser um momento de aprendizagem. Com a criação deste documento pretendo descrever as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo num contexto real de ensino e fazer uma reflexão crítica sobre as aprendizagens adquiridas. Ao estabelecer objetivos de formação, planificar, definir estratégias e avaliar todo o processo estou a respeitar uma estrutura metodológica que tinha como objetivo a profissionalização, mas também a obtenção de sucesso na condução do processo ensino-aprendizagem e o sucesso na aprendizagem dos alunos ao alcançarem os objetivos propostos para o desenvolvimento das suas capacidades. A realização deste estágio pedagógico integra uma etapa marcante e uma oportunidade a nível académico, pessoal e profissional, tendo as aprendizagens e os conhecimentos adquiridos favorecido a condução do processo ensino-aprendizagem. O estágio pedagógico é, assim, uma oportunidade de aprendizagem, promotora da aquisição e do desenvolvimento de atitudes proactivas na identificação e resolução de problemas, edificando um ponto de partida para uma futura integração no mercado de trabalho.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6013
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio_final_estagio_MEEFEBS_MonicaReis_EB23PiscinasLisboa.pdf694,61 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.