Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5989
Título: A Motivação como variável explicativa da satisfação e lealdade dos espectadores de basquetebol
Autor: Biscaia, Rui Daniel Gaspar Neto
Orientador: Correia, Abel Hermínio Lourenço
Palavras-chave: Basquetebol
Características sociodemográficas
Espectadores
Lealdade
Motivos
Satisfação
Basketball
Satisfaction
Spectators
Data de Defesa: 2008
Citação: Biscaia, Rui (2008) - A Motivação como variável explicativa da satisfação e lealdade dos espectadores de basquetebol. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este estudo pretende aferir os motivos das pessoas para assistir aos jogos de basquetebol e medir o seu impacto na satisfação e lealdade. Foram recolhidos 459 questionários em oito jogos dos play-offs 2008 da Liga de Clubes de Basquetebol e através duma análise factorial identificámos que o sentimento de pertença à equipa e cidade, escape, família, conhecimento do jogo, apreciar as habilidades técnicas dos jogadores, interesse nos jogadores, drama e entretenimento em comunidade, são os motivos mais importantes para assistir aos jogos, indicando no entanto as regressões lineares que os mesmos têm impacto reduzido para explicar a satisfação e lealdade. Ainda assim, destaca-se a importância da família, pertença à equipa e cidade, habilidades técnicas dos jogadores, escape e entretenimento em comunidade para compreender a satisfação, enquanto que para a lealdade apenas as habilidades técnicas dos jogadores, conhecimento do jogo e entretenimento em comunidade têm relevância. A análise sociodemográfica indica grande variabilidade entre espectadores, existindo diferenças nas motivações mediante o género, habilitações literárias, proximidade geográfica e prática de basquetebol. A satisfação difere de acordo com o género e a prática de basquetebol, não se verificando diferenças na lealdade.
This research aimed at people’s motives to attend basketball games and the impact of these in satisfaction and loyalty. A total of 459 questionnaires were answered within eight play-off matches at the Liga de Clubes de Basquetebol 2008 championship and through a factor analysis it was possible to identify that belonging to city and team, escape, family, knowledge of the game, physical skills, interest in player, drama and entertainment within community are the most important motives to attend the games, even though regression techniques have showed little impact on satisfaction and loyalty. Still, family, belonging to city and team, physical skills, escape and entertainment within community stand out in what concerns satisfaction, whereas only physical skills, knowledge of the game and entertainment within community are relevant for loyalty. Demographics suggest diversity in spectators, showing different motivations according to gender, education level, geographical proximity and experience as basketball player. Satisfaction differs with gender and basketball experience, whereas loyalty shows no differences among respondents.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5989
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Mestrado (Rui Biscaia 2013).pdf668,16 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.