Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5894
Título: Preditores da virtuosidade organizacional : um estudo no 3º setor
Autor: Barradas, Carla Sofia Grilo
Orientador: Henriques, Paulo Lopes
Palavras-chave: organizações sociais
virtuosidade organizacional
satisfação no trabalho
liderança autêntica
comportamentos de cidadania organizacional
organizational virtuousness
job satisfaction
nonprofit organizations
authentic leadership
organizational citizenship behaviors
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Barradas, Carla Sofia Grilo. 2013. "Preditores da virtuosidade organizacional : um estudo no 3º setor". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Num contexto de crise económica internacional que levanta alguns dilemas éticos, a virtuosidade organizacional (VO) pode contribuir com efeitos amortecedores perante traumas organizacionais, como também, cooperar para a melhoria do desempenho empresarial. A VO tem vindo assim a assumir importância em pesquisas recentes sobre a ética empresarial. Vários autores têm demonstrado os efeitos positivos da VO a nível individual e organizacional, porém, é um fenómeno que carece de maior investigação. Este estudo teve como objetivo testar o poder preditor da satisfação no trabalho, dos comportamentos de cidadania organizacional e da liderança autêntica, na virtuosidade organizacional. A pesquisa foi desenvolvida em 12 organizações sem fins lucrativos (OSFL) do distrito de Lisboa, envolvendo 360 trabalhadores. Os resultados obtidos evidenciam que os trabalhadores das OSFL têm perceções de virtuosidade organizacional das suas organizações, encontram satisfação no trabalho e que essas perceções são explicadas fortemente pela satisfação no trabalho, pelos comportamentos de cidadania organizacional e pelo estilo de liderança autêntico. Demonstrou-se que a satisfação no trabalho, os comportamentos de cidadania organizacional e a liderança autêntica estão positiva e significativamente relacionados com a virtuosidade organizacional e que estas variáveis explicam cerca de 62% da variância total da VO. No que se refere às contribuições práticas, o estudo sugere que o exercício das práticas de liderança autêntica, dos comportamentos de cidadania organizacional e foco na satisfação dos trabalhadores, revelam-se uma prioridade para as organizações que pretendem cultivar e disseminar virtudes organizacionais.
In the global context of financial crisis, when so many ethic dilemma arise every day, organizational virtuousness (VO) can bring up benign effects to face organizational trauma, as well as cooperate to improve business performance. The construct of organizational virtuousness has become increasingly focused in recent research on business ethics. Many researchers have established positive effects of VO, both at individual and organizational levels; this construct is, nevertheless, in need of more profound research. This study’s main goal is to test the predictive effect of job satisfaction, organizational citizenship behaviors and authentic leadership on organizational virtuousness. The research was developed in 12 nonprofit organizations in Lisbon, and the sample was composed of 360 employees. The results show that the nonprofit organizations’ employees perceive their organizations as virtuous, with organizational citizenship behaviors and feel job satisfaction; also, these perceptions are strongly explained by job satisfaction, organizational citizenship behaviors and authentic leadership. We have demonstrated that organizational citizenship behavior, job satisfaction and authentic leadership are positively related to organizational virtuousness and both variables explain about 62% of global variance of the VO. Concerning practical implications, this research suggests that the adoption of authentic leadership strategies, of organizational citizenship behaviors as well as focus on a daily feeling of job satisfaction of the employees, are priorities to all organizations that intent to spread organizational virtues.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5894
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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