Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5882
Título: A consultoria de relações públicas em Portugal:cenários e tendências
Autor: Azevedo, Cátia
Orientador: Sebastião, Sónia
Palavras-chave: Relações públicas
tendências
públicos
associativismo
online
estudos internacionais
Public relations
Trends
Publics
Associations
online
International studies
Data de Defesa: 24-Abr-2013
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: O tema da dissertação de mestrado é “A consultoria de Relações Públicas em Portugal: cenários e tendências.” Pretende-se fazer um retrato da função de Relações Públicas em Portugal, evidenciando as suas tendências, tendo em conta a sociedade em rede e a fase de globalização imperante. É analisada a natureza da profissão, bem como a função do próprio profissional e a importância da comunicação no estabelecimento de relações entre a organização e os diferentes públicos (internos e externos). A pergunta de partida que consideramos mais adequada para esta investigação é “Quais as principais tendências de Relações Públicas em Portugal?” Esta investigação tem como objectivos: compreender a crescente importância da profissão nas sociedades democráticas contemporâneas; demonstrar os principais valores, formação e competências necessárias à profissão de Relações Públicas; evidenciar a importância do associativismo no sector e identificar as principais tendências em termos de serviços prestados. A técnica metodológica seleccionada para alcançar estes fins são a pesquisa bibliográfica onde incluímos a análise de estudos internacionais do sector e a entrevista semi-estruturada a profissionais que exerçam a sua função na área. Para o efeito, analisamos o ranking do jornal especializado em comunicação (Briefing), que analisa as principais consultoras de comunicação no mercado português e no mercado de exportação.
The theme of the dissertation is "The Public Relations Consultancy in Portugal: scenarios and trends". It is intended to do a portrait of the public relations function in Portugal, highlighting its trends, taking into account the network society and the prevailing globalization. It is analyzed the nature of the profession, as well as the professional's own role and importance of communication in establishing relations between the organization and the different audiences (internal and external). The question of departure which we consider most suitable for this research is "what are the main trends of public relations in Portugal?" This research aims to: understand the growing importance of the profession in contemporary democratic societies; demonstrate the core values, training and competencies necessary for the profession of public relations; highlight the importance of associations in the sector and to identify the main trends in terms of services provided. The selected technique methodology to achieve these ends is the bibliographical research where we include international studies analysis and the semi-structured interview to professionals who exercise their function in the area. To this end, we analyze the ranking of specialized in communication newspaper (Briefing), analyzing the main communication consultancies in the Portuguese market and on the export market.
Descrição: Dissertação de Mestrado Em Comunicação Social na Vertente Comunicação Estratégica
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5882
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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