Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5865
Título: Exposição ocupacional a vibrações transmitidas ao corpo inteiro : factores condicionantes na condução de autocarros urbanos
Autor: Melo, Rui Miguel Bettencourt
Orientador: Miguel, Alberto Sérgio de Sá Rodrigues
Palavras-chave: Assento
Autocarros
Condutores
Modelos de regressão múltipla
Transmissibilidade
Vibrações de corpo inteiro
Data de Defesa: 2006
Citação: Melo, Rui Miguel Bettencourt (2006) - Exposição ocupacional a vibrações transmitidas ao corpo inteiro : factores condicionantes na condução de autocarros urbanos. Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: A par do desenvolvimento tecnológico, nas últimas décadas surgiram veículos cada vez mais velozes, apresentando rácios potência-peso cada vez mais elevados, que aumentam a transmissão de vibrações de corpo inteiro (VCI) aos condutores. Desconforto, redução do desempenho humano e problemas de saúde ocorrem frequentemente em profissionais expostos a VCI. A exposição a VCI durante a condução de autocarros em ambiente urbano foi estudada, investigando-se o papel desempenhado pelas irregularidades do piso, pelas propriedades dos veículos e pelas características dos condutores. Obtiveram-se modelos de regressão linear múltipla que permitem prever o nível vibracional sobre o assento do condutor, a partir daquelas três categorias de factores. O estudo envolveu dez modelos de veículos e três tipos de pavimento: asfalto recente, asfalto irregular e paralelepípedos. As medições efectuaram-se de acordo com a norma ISO 2631-1 (1997). As vibrações mais severas para os condutores transmitiram-se na direcção vertical. As irregularidades do piso e as características do veículo desempenharam um papel relevante na transmissão. O perfil da estrada (amplitude e comprimento de onda) condicionou as frequências dominantes, bem como o nível vibracional registado. O pavimento de asfalto recente e os veículos mais pesados, de maiores dimensões e mais recentes estão associados a menores níveis vibracionais.
Descrição: Doutoramento em Motricidade Humana, especialidade em Ergonomia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5865
Aparece nas colecções:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseDoutMHErgRuiMelo.pdf1,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.