Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5793
Título: Desenvolvimento profissional contínuo para professores de educação física. Estudo do impacto de um modelo de formação recíproca em contexto escolar
Autor: Branco, Ana Maria Gomes
Orientador: Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Palavras-chave: Comunidades de aprendizagem
Comunidades de prática
Desenvolvimento profissional contínuo
Formação em contexto
Formação recíproca
Qualidade do ensino em educação física
Satisfação dos alunos
Satisfação dos professores com a formação
Data de Defesa: 2013
Citação: Branco, Ana (2013) - Desenvolvimento profissional contínuo para professores de educação física. Estudo do impacto de um modelo de formação recíproca em contexto escolar. Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O estudo que apresentamos é sobre o Desenvolvimento Profissional Contínuo (DPC) dos Professores de Educação Física e envolveu quatro escolas básicas da Península de Setúbal. O impacto de um modelo de formação recíproca implementado num grupo experimental foi comparado ao modelo tradicional que decorreu num grupo de controlo. Os contextos escolares condicionaram o DPC. A formação contribuiu para uma maior consciencialização das dificuldades, ao nível da intervenção pedagógica, estimulou a formação nas matérias “fracas” e conduziu a uma mudança das práticas. Focou-se na auto e na hetero-observação, na reflexão, no diálogo profissional, na troca de experiências e no ensino entrepares. Valorizou-se a experiência pessoal e profissional, a auto-avaliação e o reconhecimento de boas práticas. Numa escola do grupo experimental verificámos aumentos no tempo útil de aula, no tempo de prática e o tempo de empenhamento motor dos alunos foi superior. No grupo experimental, a satisfação dos professores com a sua formação estava associada ao aumento do tempo de prática dos alunos. No geral, a satisfação dos professores aumentou mas a satisfação dos alunos diminuiu ligeiramente.
Descrição: Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Sistemas de Formação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5793
Aparece nas colecções:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capa tese.pdfCapa32 kBAdobe PDFVer/Abrir
Tese Final sem anexos.pdfDocumento principal4,21 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos da tese.pdfAnexos14,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.