Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5730
Título: Pensamento e ação dos utilizadores de um sistema de gestão e aprendizagem na modalidade Blended-Learning : estudo de um caso no ensino superior
Autor: Dias, Sofia Alexandra Balula Pereira
Orientador: Diniz, José Manuel Fragoso Alves
Palavras-chave: Blended (b-) learning
Ensino à distância
Ensino e formação superior
Lógica Fuzzy (FL)
Moodle
Perfis
Processo ensino-aprendizagem online
Qualidade de interação (QoI)
Sistemas de gestão e aprendizagem
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Data de Defesa: 2013
Citação: Dias, Sofia Alexandra Balula P. (2013) - Pensamento e ação dos utilizadores de um sistema de gestão e aprendizagem na modalidade Blended-Learning : estudo de um caso no ensino superior. Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Esta dissertação refere-se a uma investigação que teve como objetivo indagar o pensamento e a ação dos utilizadores do Sistema de Gestão e Aprendizagem (SGA) implementado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) bem como o contexto conceptual, cultural, educativo e de inovação que lhe subjaz. Inicialmente, com base num quadro teórico referente ao desenvolvimento de ambientes interativos online, procurou-se caracterizar o processo de ensino-aprendizagem na era digital, assim como analisar e refletir sobre as potencialidades/constrangimentos das ferramentas de comunicação Web 2.0 em contexto educativo. Seguidamente, e explicadas/justificadas as técnicas e procedimentos metodológicos utilizados, inicia-se um capítulo onde são apresentados os principais estudos desenvolvidos no decorrer deste trabalho de investigação. A partir de uma análise contextual Blended (b-) learning, são identificados os Perfis e as necessidades dos Professores e dos Alunos de cinco cursos (Ciências do Desporto, Ergonomia, Dança, Gestão Desportiva e de Reabilitação Psicomotora) oferecidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) pública estudada. Finalmente, apresenta-se e discute-se a aplicação da modelação FuzzyQoI, baseada nos fundamentos dos sistemas de inferência da lógica fuzzy e na qualidade de interação dos utilizadores do SGA Moodle. Embora centrado na compreensão de um ambiente b-learning este trabalho pode contribuir para a melhoria da prática pedagógica, na medida em que diagnostica necessidades contextuais e sugere modulações futuras, porventura mais adaptadas às comunidades de prática b-learning suportadas por SGAs Moodle.
Descrição: Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Análise e Organização de Situações de Educação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5730
Aparece nas colecções:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SofiaBalula_PhD2013_Definitiva.pdf6,85 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.