Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5700
Título: Avaliação da amplitude de rotação interna da anca : comparação entre cadeias cinéticas aberta e fechada
Autor: Martins, João Pedro da Silva
Orientador: Correia, João Pedro da Silva
Palavras-chave: Amplitude da rotação interna da anca
Avaliação
Cadeia cinética fechada
Data de Defesa: 2013
Citação: Martins, João Pedro S. (2013) - Avaliação da amplitude de rotação interna da anca : comparação entre cadeias cinéticas aberta e fechada. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: A amplitude de rotação interna da anca tem sido avaliada no âmbito desportivo, sendo uma variável com relevância para a incidência de lesões. Essa avaliação é tipicamente efetuada em cadeia cinética aberta, ao contrário da maioria das ações desportivas em que esse movimento é executado em cadeia cinética fechada. O objetivo desta investigação foi avaliar e comparar a amplitude máxima de rotação interna da anca, em ambos os membros inferiores, em cadeia cinética aberta em decúbito ventral (CCADV) e em cadeia cinética fechada na posição de pé (CCFP). 22 sujeitos do sexo masculino foram avaliados em duas ocasiões (teste e reteste), com recurso à analise cinemática 2D e 3D. Os resultados demonstraram que a amplitude de rotação interna da anca é estatisticamente diferente e de menor valor quando é medida em CCFP, face à avaliação efetuada em CCADV, apesar dos valores de reprodutibilidade dos testes serem baixo. As avaliações de amplitude de rotação interna da anca habitualmente efetuadas em CCADV poderão não corresponder à real amplitude que é efetuada em movimentos desportivos e quotidianos. A avaliação em CCFP será uma alternativa que dá resposta a esses requisitos, sendo no entanto necessário encontrar formas de aumentar a reprodutibilidade da avaliação.
Descrição: Mestrado em Exercício e Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5700
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da Amplitude de Rotação Interna da Anca_Comparação entre Cadeias Cinéticas Aberta e Fechada.pdf606,86 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.