Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5633
Título: Metodologias específicas de intervenção psicomotora nas dificuldades de aprendizagem da matemática. Estudo do impacto de metodologias específicas de intervenção psicomotora em crianças do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades de aprendizagem na matemática
Autor: Rodrigues, Gizelda Ariana
Orientador: Cruz, Vítor Manuel Lourenço
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem na matemática
Factores psicomotores
Intervenção psicomotora
Matemática
Psicomotricidade
Data de Defesa: 2013
Citação: Rodrigues, Gizelda (2013) - Metodologias específicas de intervenção psicomotora nas dificuldades de aprendizagem da matemática. Estudo do impacto de metodologias específicas de intervenção psicomotora em crianças do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades de aprendizagem na matemática. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Metodologias específicas de Intervenção Psicomotora nas Dificuldades de Aprendizagem na Matemática : O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre relação entre as Dificuldades de Aprendizagem na matemática e a Psicomotricidade. Primeiramente será desenvolvido o conceito de Psicomotricidade, abordando sua definição, seguindo-se uma breve caracterização dos fatores psicomotores e da intervenção psicomotora, com especial enfoque à intervenção no contexto educativo. Posteriormente irão ser explorados os conceitos de dificuldades de aprendizagens e dificuldades de aprendizagem na matemática, bem como as suas características comuns e será igualmente abordado o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem na matemática. Para finalizar, focar-se-á no contributo da intervenção psicomotora nas dificuldades de aprendizagem, particularmente, no domínio da aprendizagem na matemática.
RESUMO - Estudo do impacto de metodologias específicas de Intervenção Psicomotora nas Dificuldades de Aprendizagem na Matemática : O objetivo central deste artigo é analisar o impacto da intervenção Psicomotora em crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Matemática (DAM). A amostra foi constituída por 16 crianças com DAM, do 2º ano do ensino básico. As crianças foram avaliadas ao nível psicomotor (Bateria de Piaget-Head e Bateria Psicomotora) e ao nível da Aritmética (Bateria de Kaufman). Após a aplicação de um programa de intervenção Psicomotora, verificou-se melhorias significativas ao nível da Aritmética, da Lateralidade, da Organização Espacial e da Estruturação Rítmica. Estes resultados evidenciam, deste modo, a importância da intervenção Psicomotora nas Dificuldades de Aprendizagem, nomeadamente nas DAM.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5633
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MetEspIPDAM_Capa.pdfCapa - Doc. principal39,03 kBAdobe PDFVer/Abrir
Metodologias específicas de Intervenção Psicomotora nas Difi.pdfDocumento principal220,71 kBAdobe PDFVer/Abrir
EstudoMEIP_Capa.pdfCapa - Estudo prático45,95 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo do impacto de metodologias específicas de Intervenção.pdfEstudo prático440,47 kBAdobe PDFVer/Abrir
Programa de Intervenção.pdfPrograma de intervenção163,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.