Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5496
Título: A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas
Autor: Ildefonso, Tiago Bruno Balão
Orientador: Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Palavras-chave: Autoscopia
Educação física
Estágio pedagógico
Estagiários
Reflexão
Formação inicial
Formação de professores
Orientadores
Supervisão pedagógica
Data de Defesa: 2013
Citação: Ildefonso, Tiago (2013) - A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este estudo examinou a análise de ensino por estagiários de Educação Física, através da forma e conteúdo das autoscopias. A amostra foi de 10 estagiários de Educação Física. Optou-se por uma metodologia qualitativa. Os Instrumentos utilizados foram: Office 2007 e MAXQDA 2007. Nos procedimentos, o sigilo e anonimato foi mantido e as autoscopias foram transcritas em suporte informático. Concluiu-se que a análise do ensino pelas autoscopias não é um exercício regular e assenta na descrição/justificação e nos aspectos positivos. A maioria dos estagiários escreve em texto sob suporte informático, escrevendo mais no primeiro período. Os conteúdos agrupam-se em: Aula, Professor e Alunos. Existem mais reflexões sobre a Aula, nas questões da organização e planeamento, depois sobre o Professor, nas questões da prelecção, controlo e acções e por fim sobre os alunos, ao nível da disciplina, motivação, conhecimentos e prestação nas matérias. No decorrer do ano lectivo as questões que envolvem alunos tomam maior importância relativamente às questões que envolvem o Professor. De acordo com a classificação encontramse diferenças no número de palavras escritas, ao nível das apreciações, conteúdos, objectivos, segurança, instrumentos/objectos da aula, nas falhas/dificuldades e características do professor e na responsabilização e atrasos/pontualidade relativos aos alunos.
Descrição: Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão Pedagógica
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5496
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A ANÁLISE DO ENSINO DE PROFSSORES ESTAGIÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA_ A FORMA E O CONTEÚDO DAS AUTOSC.pdf1,76 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.