Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5484
Título: A influência de um programa de exercício físico em marcadores de inflamação e de funcionamento do endotélio em pessoas com doença ou fatores de risco cardiovascular
Autor: Soeiro, Lisa Andrea Seco Vale d'Abreu
Orientador: Rodrigues, Maria Helena Santa Clara Pombo
Bento, Cristina Paula Fidalgo de Negreiros Monteiro
Palavras-chave: Aptidão física funcional
Doença cardiovascular
Exercício físico
Fatores de risco cardiovascular
Fibrinogénio
Interleucina-6
Perímetro da cintura
Proteína C reativa
Vasodilatador dependente do endotélio
Data de Defesa: 2013
Citação: Soeiro, Lisa (2013) - A influência de um programa de exercício físico em marcadores de inflamação e de funcionamento do endotélio em pessoas com doença ou fatores de risco cardiovascular. Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Introdução: a aterosclerose é uma doença inflamatória crónica caracterizada pela formação de ateromas na parede dos vasos sanguíneos e por uma disfunção endotelial. Ao longo destas últimas décadas foi possível verificar que o exercício físico pode proporcionar melhorias nos biomarcadores de funcionamento e de inflamação do endotélio. Tipo de estudo e objetivos: O objetivo principal deste estudo foi analisar o efeito de um programa de exercício combinado (aeróbio+força) de baixa a moderada intensidade, de doze meses, nos biomarcadores de funcionamento e de inflamação do endotélio, como o óxido nítrico (NO), o fibrinogénio, a interleucina 6 (IL-6) e a proteína c reativa (PCR), em pessoas, de ambos os géneros, diagnosticadas com diversas patologias cardíacas e fatores de risco cardiovascular, comparando um grupo que realizou exercício físico (GE) com um outro grupo de controlo (GC) que não realizou exercício físico. Metodologia: a amostra foi constituída no GE por 38 indivíduos (10 homens e 28 mulheres) e no GC por 26 indivíduos (6 homens e 20 mulheres), tendo os indivíduos do GE uma média de idade de 65 anos e os indivíduos do GC uma idade média de 68 anos. Para analisar as variáveis bioquímicas (marcadores) foram recolhidas amostras de sangue, aplicou-se uma bateria de testes para a avaliação da aptidão física funcional (LifeSpan Project – A physical assessment study benefiting older adults) e avaliou-se o perímetro da cintura. Resultados: nas variáveis sanguíneas, a IL-6 apresentou uma diminuição significativa no GE após um ano, não se tendo verificado mais nenhuma diferença significativa nos restantes biomarcadores (quer na comparação entre os grupos, quer em cada um dos grupos após um ano de intervenção), apesar de no GE se ter verificado uma tendência de melhoria do NO. Nas variáveis da aptidão física, o GE apresentou resultados significativos de melhor desempenho, enquanto o GC apresentou resultados, também significativos, mas de pior desempenho (com diferenças significativas entre os dois grupos). Conclusões: um programa (comunitário) de exercício físico combinado (aeróbio+força) realizado a uma intensidade baixa a moderada foi suficiente para diminuir e melhorar significativamente a IL-6, a aptidão física funcional e o perímetro da cintura em indivíduos com doenças e fatores de risco cardiovascular, mas não foi suficiente para melhorar significativamente o NO (apesar de ter proporcionado uma tendência para melhorar), o fibrinogénio e a PCR.
Descrição: Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Saúde e Condição Física.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5484
Aparece nas colecções:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Anexo 1a.pdfAnexo 1a1,42 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 1b.pdfAnexo 1b1,47 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 1c.pdfAnexo 1c1,6 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 1d.pdfAnexo 1d1,34 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 1e.pdfAnexo 1e1,54 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 2.pdfAnexo 262,62 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 3.pdfAnexo 357,85 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 4.pdfAnexo 4100,3 kBAdobe PDFVer/Abrir
Lisa Soeiro_Tese doutoramento.pdf660,44 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.