Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5481
Título: Análise ergonómica do trabalho no sector de recuperação, tratamento e enchimento de tubos de dióxido de carbono no contexto da indústria cervejeira
Autor: Santos, João Rafael Ribeiro dos
Orientador: Carnide, Maria Filomena Araújo da Costa Cruz
Palavras-chave: Acelerometria
Análise ergonómica
Electromiografia de superfície
Exposição biomecânica
Lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT)
National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH)
Rapid entire body assessment (REBA)
Software Humanoide Articulation Reaction Simulation (HARSim)
Transporte e movimentação manual de cargas (MMC)
Vibrações
Data: 2013
Citação: Santos, João Rafael Ribeiro dos (2013) - Análise ergonómica do trabalho no sector de recuperação, tratamento e enchimento de tubos de dióxido de carbono no contexto da indústria cervejeira. Relatório de Estágio. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente relatório de estágio decorreu numa empresa da indústria cervejeira, através de um pedido relacionado com as exigências físicas associadas ao transporte e MMC de tubos no Sector de Recuperação, Tratamento e Enchimento de CO2. O objectivo geral prende-se com a realização de uma Análise Ergonómica da actividade dos operadores. Para a análise da exposição biomecânica recorreu-se a instrumentos observacionais (REBA, equação de NIOSH), de medida directa (electromiografia de superfície e acelerometria) e de simulação (HARSim). Como resultados, verificou-se que as tarefas contribuem de diferentes modos para o agravamento da exposição biomecânica, tendo a manipulação do produto, seja em transporte ou depósito deste (em paletes/ contentores) para armazenamento/encomendas, um maior destaque. No entanto, as tarefas de decapagem, provas hidráulicas, pintura e identificação/verificação de fugas nos tubos estabelecem variações significativas nesta exposição. Concluiu-se que a exposição biomecânica ocupacional é elevada e determinada pelas estratégias operatórias praticadas, em que os pesos limite recomendados para tarefas de levantamento/depósito de cargas não são maioritariamente respeitados. As recomendações propostas para a melhoria das situações de trabalho analisadas foram classificadas em dois grupos: o organizacional com referência a acções de formação/informação e o técnico/processual que apresenta protótipos de equipamentos, máquinas ou ainda linhas de produção.
Descrição: Mestrado em Ergonomia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5481
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório-Final-SCC-JoãoSantos-MestradoErgonomia2013.pdf2,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.