Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5405
Título: A influência do local do jogo no rendimento das equipas nos jogos dérbi e não-dérbi do campeonato brasileiro da série A nas épocas de 2007 a 2011
Autor: Cruz, Jackson Luis Scarpim
Orientador: Volossovitch, Anna Georgievna
Palavras-chave: Campeonato brasileiro série A
Dérbis
Distância percorrida
Indicadores de performance
Local do jogo
Público
Qualidade do adversário
Rendimento
Teste de Qui-quadrado
Vantagem casa
Data de Defesa: 2013
Citação: Cruz, Jackson (2013) - A influência do local do jogo no rendimento das equipas nos jogos dérbi e não-dérbi do campeonato brasileiro da série A nas épocas de 2007 a 2011. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar a influência do local do jogo no rendimento das equipas do futebol em diferentes contextos competitivos nos jogos dérbi e não-dérbi no Campeonato Brasileiro da Série A nas épocas de 2007 a 2011. Cada partida (dérbi e não-dérbi), foi caracterizada pelas seguintes variáveis contextuais: 1) qualidade do adversário, 2) distância percorrida pela equipa visitante e 3) público presente. A performance das equipas foi caracterizada pelos indicadores: 1) resultado final do jogo, 2) golos marcados, 3) golos sofridos, 4) cartões amarelos e 5) cartões vermelhos. A vantagem casa foi quantificada pelo número de pontos ganhos em casa, expresso como percentagem de todos os pontos obtidos em todos os jogos (Pollard & Pollard, 2005). Os resultados confirmaram a existência da vantagem casa no Campeonato Brasileiro da Série A nas épocas analisadas. Nos não-dérbis o valor da vantagem casa foi de 67,0% e nos dérbis de 53.1%. O teste de Qui-quadrado revelou apenas uma associação significativa (p ≤0.05) entre a variável público e os indicadores da performance das equipas anfitriãs e visitantes nos não-dérbis. Os resultados sugerem que o rendimento das equipas do Campeonato Brasileiro da Série A é influenciado pelo apoio do público.
Descrição: Mestrado em Treino de Alto Rendimento
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5405
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
_TESE_definitiva.pdf323,95 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.