Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/5390
Título: Identificação com a equipa e perceção de valor : influência no processo de decisão de compra
Autor: Pombo, André Baptista
Orientador: Correia, Abel Hermínio Lourenço
Palavras-chave: Gestão do desporto
Identificação com o clube
Intenção de compra
Marketing do desporto
Merchandise
Perceção de valor
Benfica
Data de Defesa: 2013
Citação: Pombo, André Baptista (2013) - Identificação com a equipa e perceção de valor : influência no processo de decisão de compra. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Pretendendo aferir a influência da identidade com o clube e a perceção de valor na intenção de compra de merchandise licenciado do Sport Lisboa e Benfica, foram recolhidos 257 questionários junto ao estádio do clube e através da análise fatorial foram identificados dois fatores principais: identificação com a equipa (9,22% da variância) e perceção de valor e intenção de compra (49.76% da variância). Através do método de regressão que demonstrou uma relação não significativa entre o fator identificação e o fator perceção de valor/intenção de compra, realizou-se uma estimação das pontuações dos fatores de modo a valorar a situação relativa de cada variável nesses fatores. Os resultados dos coeficientes estandardizados de Beta foram de β=0,156. Os resultados obtidos levaram-nos a retificar a nossa hipótese e rejeitar as previamente selecionadas como objeto de estudo, colocando a seguinte afirmação para ser verificada: A identificação com o clube, a perceção de valor e a intenção de compra influenciam diretamente a decisão de compra, uma vez que faria mais sentido estudar a proporção em que estes fatores influenciam a decisão de compra do que verificar qualquer das hipóteses inicialmente formuladas. Pela análise dos resultados das médias das respostas do questionário concluímos que os adeptos são sensíveis ao preço dos produtos, independentemente dos níveis de identificação com o clube que apresentam, que os adeptos benfiquistas consideram a compra de merchandise do clube uma compra de valor elevado e injustificada quando comparada com a compra de produtos semelhantes, que dão mais valor a assistir a um jogo do que à compra de merchandise do clube e que não consideram o merchandise do clube uma compra que valha a pena.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/5390
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese - final.pdfDocumento principal434,66 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo A.pdfAnexo A125,51 kBAdobe PDFVer/Abrir
AnexoB.pdfAnexo B49,41 kBAdobe PDFVer/Abrir
AnexoB.2.pdfAnexo B.2104,77 kBAdobe PDFVer/Abrir
AnexoC.pdfAnexo C55,68 kBAdobe PDFVer/Abrir
AnexoD.pdfAnexo D50,37 kBAdobe PDFVer/Abrir
AnexoF.pdfAnexo F60,77 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.